Promoção dia dos Pais

Gravidez indesejada na adolescência é tema de fórum no HRSP

11 de novembro de 2016 14:40 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Gravidez indesejada na adolescência é tema de fórum no HRSP (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Na tarde desta sexta-feira (11), acontece o Fórum “Gravidez na adolescência: Reflexões sobre a rede de suporte no município de Xanxerê”, no Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê.

O evento objetiva a reflexão sobre os índices atuais de gravidez na adolescência no município e ainda a compreender como se dá o atendimento da rede de suporte a este público.

O promotor da vara da infância e juventude, Marcionei Mendes foi convidado a comentar sobre o assunto. “Eu vejo que hoje, se conversar com o pessoal da secretaria de educação, de saúde, todos eles têm projetos e programas voltados a esse tema de orientação para tentar diminuir estes casos. Projetos de orientação e conversa com essas adolescentes que visa explicar as dificuldades quando se engravida, na adolescência e, essa gravidez não é desejada. Uma gravidez indesejada, de uma adolescente de 13 anos, que nem relação sexual poderia ter, perante o código penal, já é o suficiente para todos os órgãos do município se preocuparem a chegar a estatística zero para que isso não ocorra. Então acho que falta de programa não seja, talvez rever estes programas para chegar ao melhor resultado”, comenta Marcionei.

Ainda conforme o promotor, neste ano, teve 14 adolescentes que tiveram filhos no hospital regional São Paulo, mas cada caso é um caso. “O que precisa ser analisado é a gravidez na adolescência indesejada, de uma menina de 13 anos por exemplo. Não uma adolescente de 17 anos, que talvez já está casada e planejou ter o seu filho. O pior é essa questão da gravidez por acidente, por descuido e por falta de orientação”, finaliza.

dsc_16621


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais