(49) 9 9827.3230

Grupo Condutor da Rede Cegonha promove capacitação para enfermeiros da região Amai

2 de junho de 2017 - 14:07 / Comunidade Saúde Xanxerê | Comentários
Grupo Condutor da Rede Cegonha promove capacitação para enfermeiros da região Amai Foto: divulgação

Cerca de 30 enfermeiros de Unidades de Saúde da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), participaram de uma oficina de capacitação sobre “Fortalecimento do pré-natal na atenção básica”. A oficina, que aconteceu nas dependências do Senac, é a primeira de uma série de três, que serão promovidas este ano pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha na região, que é formado por seis integrantes de entidades como o Hospital Regional São Paulo (HRSP), Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê e Gerência Regional de Saúde.

Durante a tarde da quinta-feira (1º), três palestrantes conduziram o trabalho em torno do foco “primeiro trimestre gestacional”. A enfermeira especialista em Saúde Pública, Caroline Cenzi, abordou sobre os exames complementares – laboratoriais e de imagem – para este período da gestação. A enfermeira Siridiane, de Vargeão, repassou orientações de cuidados no preenchimento da carteirinha, SIS pré-natal e condutas gerais. Já a médica ginecologista, Larissa Covatti, explanou sobre anmnese, história clínica, exame físico, cálculo da idade gestacional e da data provável do parto, além de estado nutricional e ganho de peso.

Conforme a gerente de enfermagem do HRSP e uma das organizadoras da oficina, Fabiana Floriani, a capacitação busca orientar os profissionais que atuam na atenção básica nos municípios da região e, com isso, cumprir a Portaria do Ministério da Saúde nº 1459, de 24 de junho de 2011, que instituiu a Rede Cegonha.  “A   Rede   Cegonha   é   uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis”, explica.

As outras duas oficinas planejadas para 2017 devem ocorrer nos meses de agosto e outubro. O Grupo Condutor da Rede Cegonha na Amai ainda pretende desenvolver um seminário para a apresentação de experiências de êxito dos profissionais.

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário