(49) 9 9827.3230

HRSP realiza 6ª captação de órgãos e tecidos do ano

7 de outubro de 2017 - 10:24 / Comunidade Lance Notícias Saúde Xanxerê | Comentários
HRSP realiza 6ª captação de órgãos e tecidos do ano Foto: Divulgação

O Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, realizou na madrugada desta sexta-feira (6) a 6ª captação de órgãos e tecidos do ano. A comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRSP, em conjunto com a equipe da SC Transplantes de Florianópolis, realizou com excelência a captação de fígado e tecido ocular.

A captação dos órgãos foi realizada após autorização da família do paciente, de 59 anos, que teve sua morte encefálica confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico. A partir dos resultados, membros da CIHDOTT capacitados realizaram a abordagem da família para a doação.

Conforme a coordenadora de enfermagem e membro da CIHDOTT, Maryellen Cazeraghi, num gesto nobre a família do paciente consentiu a doação, beneficiando e melhorando dessa maneira a qualidade de vida de pessoas que estavam na fila à espera de um transplante. “Sabemos que nessa hora os familiares estão vivendo um momento de muita dor, porém mesmo assim eles tomaram essa importante decisão de salvar outras vidas”, comenta.

As informações do doador e do receptor são sigilosas. Comunicar a família e amigos que é um doador de órgãos pode facilitar o processo de transplante e salvar muitas vidas. Portanto para ser um doador informe esse desejo em vida.

Assessoria de Imprensa

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário