(49) 9 9827.3230

Idoso de Xanxerê esbanja vitalidade com 106 anos de idade

18 de setembro de 2017 - 10:24 / Comunidade Lance Notícias Variedades Xanxerê | Comentários
Idoso de Xanxerê esbanja vitalidade com 106 anos de idade O xanxerense, que não mede esforços para trabalhar, possui 106 anos e segundo ele o segredo é comer pouco. (Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A vitalidade e a de força de vontade, escondem de Gonçalino Norberto, algo inusitado: a sua idade. O xanxerense, que não mede esforços para trabalhar, possui 106 anos e segundo ele o segredo é comer pouco.

“Meu segredo é comer pouco e trabalhar, eu estou nessa idade de não consigo parar. Eu já fiz de tudo nessa vida, só não matei e não roubei”, comenta.

Em meio a tantas histórias para contar, algo que é nítido em sua memória, é de um senhor que faz parte de sua infância.

“Tinha um curandeiro que passava pela região que eu morava. E ele sempre dizia que eu ia ver coisas de ficar bobo, que era pai não respeitar filha, irmão não respeitar irmã, pai matar filho, e isso está acontecendo”.

Gonçalino comenta que algo que mais lhe marcou, foi quando ele descobriu a cerca de arrame farpado.

“Ele falava que Xanxerê ia crescer igual abóbora, e que ia chegar um tempo que ia existir fazendas, e cerca de espinho para cercar a criação. Naquela época as cercas eram feitas de madeira, e depois de um tempo veio essa cerca de espinho. E lembro de tudo nitidamente”.

O idoso que é natural de Xanxerê, reside hoje na Linha Vargem Bonita, no interior. Ele se recorda que quando era adolescente e trabalhava, o município tinha apenas três residências.

“Tinha três casas apenas em Xanxerê, o resto era tudo sertão e pinhais. Eu trabalhei 40 anos em uma cerraria, na Linha Santa Laura, esse era o nosso trabalho. De Santa Laura, até chegar onde hoje é o centro de Xanxerê, levava um dia de viagem, era todo a cavalo e a pé”.

Pai de seis filhos e viúvo, Gonçalino, nasceu em 8 de agosto de 1911.

“Eu lembro que tinha que andar armado, homem que não usasse revolver na cinta não era homem”.

O xanxerense diz que o segredo da vida é ter amizades. “Eu levo as amizades que tenho. Toda a minha vida sempre respeitei a todos e não tenho medo de viver”.

Consulta médica

No último mês Gonçalino Norberto fez uma consulta em um médico geral e os resultados foram positivos.

“Ele me disse eu estou muito bem, estou melhor que o médico. Tenho todos os exames guardados, eu trabalho em média de três horas por dia, vou carpir, rachar lenha, eu gosto de acordar cedo e isso vai fazer eu viver muito mais”.

 

 

 

Colaboração Guilherme Rosa da Silva 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário