(49) 9 9827.3230

IFSC de Xanxerê oferece primeiro curso de português e cultura brasileira para haitianos

7 de março de 2017 - 09:26 / Comunidade Cultura Educação Xanxerê | Comentários
IFSC de Xanxerê oferece primeiro curso de português e cultura brasileira para haitianos O curso é de 160h e as aulas ocorrem duas vezes por semana. (Foto: Divulgação)

 

Xanxerê é um dos municípios que abriu as portas para os haitianos e hoje conta com um número considerado alto de estrangeiros. Mas, se engana quem pensa que a única dificuldade deles é a língua, as culturas também são muito diferentes o que deixa a convivência deles ainda mais complexa no Brasil.

Para isso, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Xanxerê oferece, pela primeira vez o curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (Básico). O objetivo é dar maior autonomia a esses estrangeiros para que eles possam viver com tranquilidade em solo brasileiro.
Serão seis professores que acompanharão os alunos e irão atender a essa demanda e necessidade. O curso inicia em abril até setembro e não tem custo.

 

Inscrições

Para se inscrever, o interessado deve acessar o Sistema de Ingresso do IFSC (sistemadeingresso.ifsc.edu.br), até o dia 13 de março. Se houver mais candidatos do que vagas, haverá um sorteio público.

Os sorteados serão divulgados no dia 16 de março, após as 18h. Caso seja sorteado, o candidato deve realizar a matrícula no Registro Acadêmico do campus nos dias 17, 20 e 21 de março, das 8h às 21h. A documentação está disponível no site xanxere.ifsc.edu.br.

 

Sobre o curso

– Vagas: 30

– Descrição do curso: O objetivo geral do curso é ensinar a Língua Portuguesa a estrangeiros através da abordagem comunicativa, utilizando situações comunicacionais do dia a dia. Para que o aluno tenha melhor vivência no idioma, o curso também pretende apresentar aspectos da cultura brasileira. Curso destinado a estrangeiros, em especial, para a comunidade de haitianos.

– Período das aulas: Terça-feira e quinta-feira, das 18h30 às 22h30, de 04/04/2017 a 19/09/2017.

– Pré-requisitos do curso: Curso destinado a estrangeiros, em especial, para a comunidade de haitianos.

– Mais informações: no edital, disponível no site xanxere.ifsc.edu.br

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário