Inadimplência foi tema de workshop realizado pela CDL Xanxerê

8 de junho de 2018 13:51 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Inadimplência foi tema de workshop realizado pela CDL Xanxerê Foto: divulgação

 

Mais de 80 pessoas participaram do workshop organizado pela CDL Xanxerê que abordou sobre “Cobrança de Clientes Inadimplentes”. Na oportunidade, Renivaldo José Sebben, autor do livro “Crédito & Cobrança” demonstrou de forma clara e objetiva algumas técnicas e ferramentas para preparar o perfil do cobrador.

Segundo o palestrante, a maioria das empresas sofrem com a inadimplência, pois o crédito no Brasil é uma cultura existente há anos. Para auxiliar as empresas quanto a inadimplência, Sebben explica que é preciso preparar um profissional para realizar esse tipo de cobrança.

“Nas minhas palestras eu passo dicas e formas de como fazer essas cobranças, e uma das principais é saber organizar o setor de cobranças, o que fazer e como fazer e, partindo disso, montar estratégias e ferramentas de cobranças”, salienta o palestrante.

As formas de se utilizar a cobrança dependem de cada empresa, porém a principal ferramenta utilizada hoje é a cobrança por telefone, seguida de WhatsApp, visita pessoal e até mesmo por carta. Além disso, conforme Sebben, é fundamental preparar a pessoa que irá executar esse tipo de atendimento.

“Precisa estar preparado, saber o que fazer e a educação tem que estar em primeiro lugar, até porque hoje em dia a gente não cobra e sim negocia. Então precisa ter essa postura de negociar e não de cobrador, tem que falar com clareza, ser objetivo, usar a voz no tom natural, posturas que são necessárias para esse trabalho”, esclarece.

Sebben, que há três anos presta consultoria financeira há empresas também repassou no workshop como é feita a cobrança na prática, os métodos e procedimentos para uma cobrança eficaz, as técnicas de negociação com inadimplentes e dicas importantes para a efetivação da negociação.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais