(49) 9 9989.9002
(49) 3433.3173

Indicação prevê a isenção da cobrança do estacionamento rotativo para idosos e deficientes físicos

6 de outubro de 2017 - 09:28 / Acessibilidade Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Indicação prevê a isenção da cobrança do estacionamento rotativo para idosos e deficientes físicos Fotos: Rafaela Forchesatto/ Lance Notícias

O estacionamento rotativo para idosos e portadores de deficiência física de Xanxerê, passou por discussão na Câmara de Vereadores nesta semana. A indicação de autoria do vereador João Paulo Menegatti, visa a isenção do pagamento do estacionamento, independente das vagas para eles marcadas, sendo possível estacionar em qualquer vaga dentro da zona azul sem cobrança.

A indicação foi aprovada por unanimidade e seguirá para votação nas próximas sessões. O vereador João Paulo Menegatti, comenta que a proposta é continuar com as vagas já existentes e que elas sejam livres de cobrança para os idosos e deficientes.

“A proposta é que continuem as vagas existentes e somente se libere aos cadeirantes e idosos, pois hoje temos um sistema eletrônico onde você pode liberar a placa tanto do deficiente físico, quanto do aposentado para estacionar em qualquer lugar. Que se mantenham as vagas aonde existem, e se liberem aos idosos e deficientes físicos nas zonas azuis, sem serem cobradas. O que a gente está pedindo é a liberação de que as pessoas não sejam notificadas, possam estacionar os seus veículos com a placa ou o CPF, para que liberem esses veículos, podendo estacionar em qualquer lugar e mantendo as vagas já numeradas, com as suas delimitações”, destaca o vereador.

Foto: Divulgação

O vereador Lenoir Tiecher destacou que concorda com a indicação, mas que ela não seja cobrada apenas nas vagas marcadas.

“Sou totalmente favorável, mas na questão de se mantendo as vagas azuis, que já tem são todas elas nas esquinas e com acessibilidade, vejo de uma forma que se estacionar, mantendo essas vagas, em outras vagas também, nós teremos muitas vagas ociosas, onde hoje são reservadas para os idosos e deficientes. Nós temos inúmeras vagas, inclusive eu passei para estacionar eu passei por quatro ou cinco vagas de deficientes que não estavam usadas e eu tive que buscar uma outra vaga. Se nós mantermos essas vagas especiais, e eles estacionarem nas outras vagas, nós teremos o problema de não poder estacionar nas vagas especiais, porque seremos multados e teremos as outras vagas ocupadas. O vereador João Paulo tem razão acho que tem que se ter essa compreensão, mas também se fazer um estudo do que vai acontecer se nós tirarmos essas vagas ou se deixarmos”, conclui Tiecher.

Foto: Divulgação

Segundo o vereador Wilson Martins dos Santos, a isenção na cobrança nas vagas delimitadas para deficientes e idosos é distinta da isenção de pagamentos das demais.

“São duas situações distintas, uma é a reserva de vagas exclusivas para idosos e portadores de deficiência, a outra é a isenção de pagamentos das demais. Hoje nada impede que um cadeirante, um idoso estacione em uma área paga, não existe essa proibição, o que o vereador João Paulo está propondo que se isso ocorrer, que eles sejam isentos, não mexendo nas reservas de vagas exclusivas”, ressalta Wilson.

Foto: Divulgação

Confira a indicação:

Nº 470/2017 do Vereador João Paulo Menegatti, para que o Executivo Municipal, através do DEMUT, isente os idosos e deficientes físicos de pagamento do estacionamento rotativo de Xanxerê independente das vagas para eles marcadas, podendo eles estacionar em qualquer vaga dentro da zona azul.

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário