Jovens de Xanxerê já procuram a Assistência Social para obter sua Id Jovem

20 de abril de 2018 11:30 | Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Jovens de Xanxerê já procuram a Assistência Social para obter sua Id Jovem (Foto: Patricia Silva/Lance Notícias)

O Governo Federal lançou recentemente mais uma ferramenta para auxiliar jovens brasileiros de baixa renda. A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O programa se destina também a não estudantes.

Em Xanxerê o serviço já está sendo realizado pela secretaria de Assistência Social. Conforme Marlei Terezinha Roman, coordenadora do CadÚnico em Xanxerê, a procura pelo cadastro existe mas ainda está baixa por conta da pouca divulgação do programa. A expectativa é que a procura aumente gradativamente.

Para realizar o cadastro também é necessário ter em mãos o Número de Identificação Social. Ele pode ser consultado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho ou no aplicativo da ID Jovem.

Como emitir

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:

Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo Aplicativo para smartphones

Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Vale lembrar que a ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais