Lions Clube Xanxerê realiza trabalho social com o projeto Jovem Cidadão

14 de junho de 2018 15:25 | Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Lions Clube Xanxerê realiza trabalho social com o projeto Jovem Cidadão Atividade desenvolvida na Páscoa (Foto: Divulgação/Rede Social)

O Lions Clube de Xanxerê é um clube de serviço que realiza trabalhos sociais em Xanxerê. O clube realiza diversas campanhas durante o ano para ajudar famílias carentes e a sociedade como um todo. Com esse cunho social o clube apadrinhou o Programa Jovem Cidadão, administrado pela secretaria municipal de Assistência Social.

O Programa Jovem Cidadão atende crianças entre seis e 12 anos em situação de vulnerabilidade social. Elas permanecem o local no contra turno escolar desenvolvendo diversas atividades como yoga, canto, educação física, entre outras. Juntamente com essas atividades o Lions Clube também desenvolve palestras, oficinas e worshops com as crianças.

“O Lions entrou ali já faz um tempo. Primeiro percebemos uma carência grande na estrutura do lugar, no espaço físico. Eles não podiam, por exemplo, utilizar a quadra porque o terreno era muito úmido. Começamos por ai, organizamos, fizemos a drenagem do terreno, plantio de grama, arrumamos os muros. Através de ações fomos melhorando um pouco de cada vez, arrumamos o terreno, fizemos uma horta e um pomar, agora queremos fazer uma estufa na horta. Nossa intenção futuramente é ensinar as crianças sobre noções de plantio de hortaliças, cuidados com a terra. O Lions também instalou um parquinho no espaço, foi feito jardinagem do local”, explica Francine Covatti de Siqueira, integrante do Lions.

A intenção da entidade é promover uma melhoria na educação das crianças enquanto cidadãos. São feitas atividades sobre higiene pessoa, bucal e cuidados com a casa. “Nosso foco lá é uma educação social para eles verem que tem um mundo melhor do que eles vivem, porque muitos vivem em uma miséria social, emocional, física e queremos mostrar que tudo pode melhorar”, comenta.

O clube também realiza campanhas internas de arrecadação de roupas, calçados e utensílios para posteriormente distribuir a essas crianças. “No dia das crianças no ano passado fizemos uma oficina multidisciplinar. Fizemos uma campanha da diabetes, fizemos a oficina da confecção de brinquedo com material reciclável, o método Supera também esteve nos ajudando e ensinando jogos educativos, brincadeiras, pintura facial, sorteios, contação de história. É um trabalho bem amplo. Outra oficina bem legal também foi a do grostoli, onde fizemos junto com eles 1.500 grostolis que eles comeram lá e também levaram para casa”.

Agora o clube fez um projeto para reforma e ampliação do local, que está em mãos de um deputado e aguardando a liberação de recursos para ser executado.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais