(49) 9 9827.3230

Mais de 30 pessoas com deficiência buscam oportunidade de emprego em Xanxerê

20 de agosto de 2017 - 16:04 / Comunidade Empregos Xanxerê | Comentários
Mais de 30 pessoas com deficiência buscam oportunidade de emprego em Xanxerê Mais de 30 pessoas com deficiência buscam oportunidade de emprego em Xanxerê. (Foto: Divulgação)

A lei nº 8.213 existe há mais de 20 anos e estabelece que as empresas com 100 ou mais empregados preencham de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência capacitadas para a função. A legislação garante a inserção dessas pessoas ao mercado de trabalho, mas nem sempre elas conseguem se adequar às exigências dos empregadores.

Em Xanxerê, segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), existem cerca de 30 pessoas com deficiência que aguardam oportunidade de emprego no município.

“Essas mais de 30 pessoas que aguardam a oportunidade de emprego, enfrentam certos empecilhos como o transporte até o local, o laudo médico, que muitas vezes não é atualizado e também pode ser escolhido pela empresa”, destaca a presidente do Comde, Kátia Colello.

A presidente diz ainda que a aquisição do laudo médico atualizado é o que mais impede as pessoas de trabalharem.

“Na maioria das vezes, o que impede é o laudo médico que eles possuem, que não é atualizado, pois a empresa para realizar a contratação precisa deste diagnóstico atualizado. Então eles vão para a fila do SUS para conseguir consulta, demora, e acabam não conseguindo o emprego. Então a vaga muitas vezes existe, mas a pessoa não tem a documentação”.

O transporte até o local é outra dificuldade. “Tem empresas que tem a vaga, que estão atrás da pessoa com deficiência, mas não tem as condições para a pessoa chegar até lá no trabalho diariamente. Então esse é outro empecilho para os deficientes não conseguirem emprego. Outra questão é que a empresa quer escolher a pessoa com deficiência. Ela quer um deficiente eficiente”, finaliza.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário