(49) 9 9827.3230

Massa de ar frio avança sobre o Estado e próximos dias terão presença de geada em Xanxerê

8 de junho de 2017 - 11:08 / Animais Clima Comunidade região Xanxerê | Comentários
Massa de ar frio avança sobre o Estado e próximos dias terão presença de geada em Xanxerê .(Foto:Alessandra Bagattini/ Lance Notícias)

Depois da chuva, que ainda preocupa as regiões de Santa Catarina, uma intensa massa de ar frio vai derrubar as temperaturas neste fim de semana. Há previsão de neve na Serra e de geada em várias regiões.

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, João Borba, as temperaturas durante o fim de semana poderão chegar em uma mínima de 1°C e máxima de 15°C.

“Sabemos que na Serra Catarinense a previsão é de neve. Mas na nossa região, vamos ter apenas geadas. As condições climáticas serão extremamente baixas podendo chegar a 1°C”, diz.

Indicações para a população

*As crianças, idosos devem ter um cuidado maior se mantendo sempre abrigados procurando não se expor ao frio. Como as temperaturas vão cair rapidamente o corpo ainda não se adaptou ao clima deixando as pessoas mais vulneráveis, então é necessário que todos se mantenham bem agasalhados para evitar resfriados ou doenças pulmonares.

*Outro cuidado que deve ser tomado é a falta de atenção com o fogão a lenha, maior parte dos incêndios nas residências acontecem nessa temporada, a dica é manter cortinas e roupas afastados.

Indicações para os animais de estimação

As dicas são do zootecnista Vagner Ribeiro, que é membro do Grupo Bem Estar Animal.

*É recomendado que a cama esteja com bastante cobertas. Os animais que possuem o pelo curto deve ser mantidos sempre com roupinhas. A limpeza do ambiente deve ser feita com mais frequência devido a umidade. A distância de cada banho pode ser aumentada, mas manter sempre os animais limpos cuidando com suas orelhas, patas e pelos.

*Para os animais que ficam fora de casa deve se ter cuidado com a casinha para que ela esteja em boas condições, deixando sempre uma coberta limpa e seca para que diminua o impacto do frio. O cuidado deve ser redobrado nos animais que possuem o pelo comprido, mantendo os pelos secos para evitar a formação de fungos. Em relação a alimentação deve ser aumentada quanto mais gordura o animal possuir menos frio ele sentirá.

Indicações para os moradores de rua

Com a chegada da frente fria é necessário que os moradores de rua estejam abrigados. O Major Walter Parizotto, fala sobre esse empecilho que o frio traz. “Esse é um assunto delicado porque a maioria estão na rua por vontade própria. O princípio do frio é você ter uma proteção, porque a sensação térmica o contato com o vento e a umidade é o que potencializa a sensação de frio”.

 

Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário