(49) 9 9989.9002

Missão da Argentina visita ações da Epagri em Xanxerê

6 de outubro de 2017 - 07:23 / Agricultura Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Missão da Argentina visita ações da Epagri em Xanxerê Cerca de 30 pessoas participaram da Missão que percorreu diversas regiões de Santa Catarina.(Foto: Divugalção)

O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina esteve em Santa Catarina em uma missão onde o objetivo foi de conhecer a extensão rural e a pesquisa agropecuária desenvolvida no Estado. “Eles estão visitando este modelo de desenvolvimento e o papel da Epagri”, explica o Diretor de Extensão Rural e Pesquisa da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda.

A missão iniciou em São Miguel do Oeste, passando por Chapecó, Xanxerê, Lages e Florianópolis.  Cerca de 30 pessoas que participaram da atividade e acompanharam o trabalho desenvolvido pela Epagri em diferentes atividades, de acordo com a realidade de cada região.

Em Xanxerê a missão visitou a Unidade de Beneficiamento de Carne da família Rebelatto que contou com a orientação técnica da Epagri e SC Rural desde a discussão, implantação e ainda no acompanhamento. Além disso, com projetos financeiros e adequação sanitária. “O Estado tem muitos empreendedores, muitos agricultores familiares que se tornaram empreendedores. Nós escolhemos esta propriedade, pois é um modelo de desenvolvimento que caracteriza o pequeno produtor que se transformou em empreendedor e que está dando certo”, explicou Paulo.

Agricultura Familiar

Algumas regiões da Argentina contam com um modelo semelhantes da agricultura familiar em Santa Catarina. A troca de experiências é essencial para aperfeiçoar as técnicas. “Eles têm um modelo diferenciado de tomada de decisões, com conselhos comunitários apoiando junto as decisões da pesquisa e extensão”, salienta o Diretor de Extensão Rural, Paulo Roberto Lisboa Arruda.

Nicolas Matana Bezozzi é presidente do Conselho da Comunidade que representa a sociedade rural junto ao Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA). A intenção, segundo Bezozzi, é de aproximar o Instituto da Epagri para gerar parcerias no âmbito da pesquisa e desenvolvimento de projetos.

“Principalmente na área de extensão e também de pesquisa. A medida que vamos avançando nas visitas os pesquisadores vão observando novos horizontes. É muito rico este intercâmbio, este sistema de fomento de Santa Catarina que para nós é muito avançado e muito desenvolvido e tem muitas coisas que podemos aproveitar”, considera.

Assessoria de Imprensa ADR de Xanxerê

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário