MP propõe mudanças a fim de dar mais transparência ao Lar do Idoso

15 de maio de 2018 15:22 | Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
MP propõe mudanças a fim de dar mais transparência ao Lar do Idoso (Foto:Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A diretoria do Lar do Idoso de Xanxerê passará por mudanças nos próximos dias. A recomendação é do Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê e o principal objetivo da mudança é dar transparência em todas as ações que são realizadas no local.

O Promotor Marcos Augusto Brandalise explica que a nova diretoria deve apresentar a perspectiva de gestão, informando as dívidas e também o montante que é arrecadado no local. “Nós teremos uma assembleia para definir a nova diretoria do Lar do Idoso, depois disso vamos trabalhar com a gestão, para saber a perspectiva deles e por meio disso definir o quanto está entrando, o quanto falta e de quem são as dívidas. Tem um grupo de empresários que se disponibilizaram para assumir essa gestão e também se propuseram para realizar ações para arrecadar fundos”.

O Promotor explica que há vários idosos que hoje moram no Lar que são custeados pelo poder público. Diante disso é necessário que ocorra uma prestação de contas. “O lar foi doado para a Dionete, ela que criou então é um mérito dela. Foi ela quem estruturou o local, mas ele cresceu em um ponto onde tem vários idosos acolhidos que são custeados pelo poder público, e quando tem isso precisamos saber onde que está sendo usado o dinheiro e saber a receita desse idoso. Mesmo que é particular o Ministério Público por lei tem direito de entrar lá, até mesmo porque se trata de idoso, nas visitas que eu faço, visito todos os lugares, isso é para saber as condições que os idosos têm para estar vivendo lá”.

Em relação a questão financeira, a nova diretoria terá que criar um link, que poderá ser incluso no site da prefeitura, e nesse link deverá ter a prestação de contas do Lar do Idoso. “A questão financeira é muito mais complicada, pois eu preciso de um administrador e um contador, então a partir de agora, vai ser feito isso. Nós vamos também fazer um plano para cada idoso que está lá para decidir o que será feito com cada um, ou seja, se serão ou não reinseridos nas famílias. As questões de doações também estão sendo investigadas. Outra situação também é que sugerimos para que seja feito um link para que ocorra a prestação de contas do Lar do Idoso. A questão é transparência”, frisa.

As mudanças no local devem ocorrer após a troca de diretoria. “Todas as nossas intervenções foram sempre muito bem atendidas e nunca nos negaram informação. Hoje nós sabemos quanto custa um idoso no Lar e aos poucos vamos desenvolvendo outras ações”, conclui.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais