Promoção dia dos Pais

Mulheres serão contempladas com mutirão de mamografias em Xanxerê

Os exames começam a ser feitos no próximo mês e seguem até setembro

20 de junho de 2018 15:51 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mulheres serão contempladas com mutirão de mamografias em Xanxerê (Foto: Divulgação)

A secretaria de saúde de Xanxerê está chamando as mulheres que tenham exames de mamografias encaminhados para realizar o reagendamento desses procedimentos. Isso porque a partir do próximo mês haverá um mutirão de mamografias no município.

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Câmara de Vereadores e o Sesc, que atenderá as mulheres.

Os exames serão feitos na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher que permanecerá em Xanxerê por 49 dias e realizará cerca de 1.200 mamografias entre os meses de julho e setembro.

“Estamos chamando as mulheres que estão na fila e pedimos que todas as pessoas que estão esperando e ainda não foram chamadas, que compareçam na secretaria e realizem o agendamento para realizar a mamografia”, comenta a secretária de saúde Irene Goralski.

Na unidade móvel são realizados exames para prevenção de câncer de mama e colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. As mamografias são feitas com encaminhamento médico. Já o exame citopatológico (preventivo) não necessita do pedido médico.

Dentro do caminhão está montada uma estrutura com consultório para a realização do exame citopatológico, sala de mamografia, banheiros e tenda externa com espaço multimídia para ações educativas.

 


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais