Município oferece testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis

1 de agosto de 2018 14:08 | Saúde Compartilhar no Whatsapp
Município oferece testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis Foto: divulgação

Com que frequência você realiza testes de HIV, hepatites ou sífilis? Doenças como essas, quanto antes forem descobertas, melhor será o tratamento e a qualidade de vida da pessoa portadora. Em Xanxerê, na Unidade de Saúde Hélio Ortiz o exame pode ser feito de forma rápida e gratuita.

O testes rápidos são realizados nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, entre às 07h30 e 08h45min. É necessário estar em jejum de oito horas.

“Estes testes são oferecidos para a toda a população. Geralmente o exame é liberado na mesma semana. A procura varia bastante de acordo com o período do ano, por exemplo, essa semana a procura está alta, outros momentos, diminui bastante”, explica a enfermeira responsável no serviço de atendimento especializado em DST, HIV- Aids e Hepatites Virais, Caroline Cenci.

Para realizar o exame é importante ter em mãos o cartão SUS. Não é necessário passar pelos postos de saúde, basta ir diretamente no Hélio Ortiz. O indicado é realizar o teste ao menos uma vez por ano.

“Varia de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Aqueles que não tem parceiro fixo, que não usam preservativo, que tem mais que um parceiro devem fazer ao menos uma vez por ano”, finaliza Caroline.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais