No dia do chimarrão, nutricionista comenta benefícios da bebida

24 de abril de 2018 10:09 | Comunidade , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
No dia do chimarrão, nutricionista comenta benefícios da bebida Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

 

Conta a lenda, que os soldados espanhóis ao chegarem à foz do Rio Paraguay, em 1536, ficaram muito impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundando assim a primeira cidade da América Latina: Assunción de Paraguay. Devido às saudades de seus familiares, os desbravadores eram famosos pelos seus porres. A fim de curar suas bebedeiras, os soldados espanhóis começaram a tomar a erva-mate por notar que ela aliviava a ressaca. Foi assim, que a erva-mate chegou ao Rio Grande do Sul, transportada na garupa dos guerreiros daquela época. Desde então, o chimarrão se tornou um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, a ponto de merecer um dia dedicado a ele, comemorado em 24 de abril.

O chimarrão é servido em cuia e feito com erva-mate, sobre a qual se derrama água quente. Também muito consumido em Xanxerê, o Lance Notícias entrevistou a nutricionista Cinthia Manfrinatto, na Clínica Resonare, que contará um pouco dos benefícios desta bebida.

Nutricionista Cinthia Manfrinatto (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Lance Notícias: O Chimarrão pode substituir a água?

Resposta nutricionista: é importante a pessoa entender que deve tomar água. O chimarrão não substitui a água, mas serve como complemento.

LN: A erva mate tem algum nutriente?

Resposta: vários. O chimarrão é rico em vitaminas e minerais, é rico em cafeína, por exemplo, uma pessoa que quer emagrecer é interessante o chimarrão porque a cafeína tem um efeito lipolítico, ela ajuda na queima da gordura, claro que não sozinha, é necessário uma alimentação saudável. Outro ponto é para quem tem colesterol alto, a erva tem na sua composição uma substância chamada de saponina, como se fosse um detergente dentro do corpo, e isso estudos científicos já comprovam que a pessoa tendo o hábito de tomar o chimarrão pode diminuir os índices do colesterol. Por ser rico em vitaminas e minerais, o chimarrão também possui antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento celular. E, também é diurético, muito indicado para pessoas que possuem retenção de líquido.

LN: O chimarrão é contra indicado para alguém?

Resposta: pelo fato dele ter uma quantidade de cafeína, ele tem algumas restrições para o hipertenso, gestante e pessoas que tem dificuldade em dormir. Por isso é muito importante conversar com o seu médico ou nutricionista para conferir a quantidade indicada e orientação para cada caso.

LN: tem uma quantidade indicada de chimarrão por dia?

Resposta: não tem uma quantidade indicada, pode tomar e pessoas de qualquer idade estão liberadas.

LN: tem algum cuidado necessário com o preparo do chimarrão?

Resposta: têm pessoas que tomam o chimarrão extremamente quente. Não é a erva-mate que causa o câncer de garganta, esôfago, mas a temperatura da água. O indicado é 70ºC para a água, se a pessoa não tem termômetro então ela precisa cuidar quando começa a levantar borbulhas já desligar, não pode deixar ferver.

Dicas de como preparar um bom chimarrão:

* Preencha a cuia com dois terços de erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou, até mesmo, as próprias mãos para tapar a cuia;
* Na parte vaga, você deve colocar a água morna (apenas para começar o chimarrão). Colocando água morna, não se queima a erva e o chimarrão não fica amargo;
* Tape a boca da bomba com o dedo polegar e a coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque o chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, o chimarrão estará pronto;
* Agora, só falta saborear o delicioso mate. Se preferir, use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento. Dessa forma, você se concentra, unicamente, em apreciar o sabor do chimarrão.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais