Oficiais da corporação de Xanxerê do Corpo de Bombeiros receberão promoção

8 de junho de 2018 14:53 | Bombeiros , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Oficiais da corporação de Xanxerê do Corpo de Bombeiros receberão promoção Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Na próxima semana diversos oficiais do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina passarão por uma solenidade de promoção de oficiais e praças e também entrega de medalhas. Do quartel de Xanxerê, três oficiais subirão de patente dentro do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Serão eles o Major Walter Parizotto, Capitão André Grigulo e 2º Tenente Filipi Pamplona.

Major Walter Parizotto é o atual comandante do 14º Batalhão e deve seguir a frente dos trabalhos após ser promovido a tenente coronel. Parizotto ocupa o posto de major desde 2013 e, segundo ele, pretende seguir na carreira de oficial por mais três anos. Segundo Parizotto, por ora não há a pretensão para mais uma promoção.

“Eu não imagina que pudesse chegar até nessa patente, pois nossa carreira é uma pirâmide onde vamos subindo e no início da carreira não imaginava que pudesse chegar até o final dela. Mas estou muito feliz e realizado. Meu planejamento inicial é permanecer por mais três anos na corporação, mas muita coisa pode acontecer até lá. Nesse momento não penso em subir para coronel, até porque as vagas para essa patente são só em Florianópolis e não quero sair daqui, sou feliz trabalhando aqui”, comenta.

Capitão André Grigulo, que hoje é comandante de batalhão, será promovido a major. Com isso Grigulo passará a ser subcomandante do batalhão, atuando em conjunto com Parizotto no comando das atividades.

“Promoção é sempre bom. Na nossa carreira é muito importante porque além de mudar o teu nome, dentro da nossa corporação as graduações servem para dividir funções também. Hoje sou comandante de companhia e devo ficar assim até final do ano e o major é subcomandante de batalhão ou comandante interino, que é quando não tem um Tenente Coronel, que é quem comanda o batalhão. E o major seria um assessor, ele fica responsável por fazer rodar as funções de B1 até B5 dentro da corporação, que são as diversas funções exercidas pelos bombeiros e ajuda também a gerir e cobrar as funções nas outras companhias. A responsabilidade também sempre aumenta junto, pois quanto maior o posto, maior a responsabilidade”, declara.

Já o então 2º Tenente Filipi Pamplona será promovido a 1º Tenente. Para ele é bastante gratificante alcançar essa promoção trabalhando no Oeste Catarinense. “Eu não sou do Oeste, sou de Blumenau e para mim ter passado todo esse tempo aqui e ter aprendido tudo o que eu aprendi com os oficiais daqui, é uma honra ser promovido em Xanxerê, estando aqui, porque eu devo quem eu sou hoje às pessoas daqui”.

Conforme Parizotto, com a promoção desses oficiais daqui a corporação passa a ter mais voz dentro do conselho estadual. “Com a promoção dos oficiais a corporação também passa a ter mais voz dentro do conselho. É uma pirâmide, quanto mais perto você chega da ponta da cabeça você está mais junto do grupo que toma decisões e isso é bem importante”, explica.

Para os oficiais do Oeste a solenidade de promoção acontece na quarta-feira, dia 13 de junho. Como Walter Parizotto será Tenente Coronel, ele participará da solenidade de promoção na sexta-feira, dia 15, em Florianópolis.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais