(49) 9 9989.9002

Óleo diesel que vazou após acidente atinge córrego e fonte de água em Xanxerê

14 de abril de 2018 - 11:45 / Comunidade Meio Ambiente Xanxerê | Comentários
Óleo diesel que vazou após acidente atinge córrego e fonte de água em Xanxerê (Fotos: Divulgação)

Na madrugada desse sábado (14) uma carreta carregada com óleo diesel saiu da pista e tombou às margens da BR 282, nas proximidades do Parque da Femi, em Xanxerê. Dos 44 mil litros de combustível que a carreta transportava, cerca de 10 mil vazaram e ficaram espalhados nos arredores do local do acidente. Inclusive, parte do óleo atingiu um córrego.

Conforme o diretor de Agricultura de Xanxerê, Edson Zape, o Timão, ele foi informado no início da manhã sobre o acidente e uma retroescavadeira foi deslocada até o local para prestar os primeiros auxílios.

“Fui acionado por volta das seis horas, estive no local, a prefeitura prestou os primeiros auxílios com uma retroescavadeira para fazer uma contenção, mas o óleo diesel já havia atingido um riacho que corta o Parque da Femi, e segundo informações da Polícia Ambiental atingiu também uma fonte de água”, comenta.

Edson comenta que a Polícia Ambiental confirmou a contaminação de uma fonte de água e m córrego pelo óleo, além de uma área de terra por onde o combustível escorreu. Durante a manhã a empresa responsável pela carga recolheu o que sobrou de combustível na carreta e trabalha para remover o veículo do local. Segundo Edson a empresa já está tomando as providências para a limpeza e recuperação do local.

“A responsabilidade é da transportadora e a empresa está tomando todas as providências. Provavelmente virá uma equipe especializada que fará a recuperação da área, inclusive limpeza e recuperação da fonte de água e do córrego. Eles irão retirar inclusive a terra contaminada”, conclui.

Relembre:

Carreta carregada de combustível tomba às margens da BR 282 em Xanxerê

Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário