Ônibus Lilás passará nos municípios pertencentes à ADR Xanxerê

9 de junho de 2018 08:11 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ônibus Lilás passará nos municípios pertencentes à ADR Xanxerê Fotos: Rafaela Forchesatto/Lance Notícias

Pelo segundo ano consecutivo o Ônibus Lilás, do Programa Mulher Viver sem Violência, passa pelos municípios catarinenses levando informação sobre violência contra mulher. Na manhã dessa sexta-feira (08) a coordenadora Estadual da Mulher, Suelen Dadam, esteve na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê repassando informações sobre o projeto.

A partir da próxima semana o veículo estará nos municípios pertencentes à ADR Xanxerê. Segundo Suelen, o Programa de Políticas Públicas para as Mulheres é realizado em parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O ônibus lilás é preparado para transitar em áreas mais afastadas dos centros urbanos, atendendo mulheres do campo, das florestas, das águas, quilombolas e indígenas.

“É muito importante levarmos essas informações para que as pessoas tenham conhecimento dos direitos que as mulheres têm, que infelizmente a maioria não sabem, principalmente as mulheres afastadas dos centros urbanos. Esse é o objetivo maior do projeto que é levar toda a informação referente aos tipos de violência contra mulher, a Lei Maria da Penha, o Disque 180 e todos os serviços que o município possa oferecer de atendimento a elas”, explica a coordenadora estadual.

Santa Catarina é o 5º Estado brasileiro com o maior índice de violência contra a mulher. Além disso, a cada 2 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial e moral no Brasil.

“A gente tem um número grande de violência em Santa Catarina contra a mulher, principalmente essas mulheres que estão mais afastadas no campo, e é um dado muito preocupante. As estatísticas mostram que a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil, por isso dá importância de levarmos ao conhecimento da população as maneiras de denunciar e também como elas podem evitar esses tipos de violência”, acrescenta.

O roteiro onde o Ônibus Lilás irá passar está sendo definido pela ADR Xanxerê juntamente com as Prefeituras dos municípios da região.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais