(49) 9 9827.3230

Plebisul acontece sábado (07) com seis pontos de votação em Xanxerê

7 de outubro de 2017 - 11:09 / Comunidade Lance Notícias Variedades Xanxerê | Comentários
Plebisul acontece sábado (07) com seis pontos de votação em Xanxerê (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

O dia 7 de outubro será marcado pelo plebiscito do movimento “O Sul é Meu País”. O município de Xanxerê contará com seis urnas do movimento. As mesmas estão situadas nos pontos centrais da cidade.

Locais de votação em Xanxerê:

Supermercado Badotti (centro);

Hiper Badotti (Bortolon);

Supermercado Brasão;

Bistrô.

Mauro Giacomini, coordenador microrregional do movimento, comenta que o grupo já recebeu as urnas e kits de segurança. “Nós vamos ter urnas de cédulas, e a votação consiste em o eleitor responder se é favorável ou não a emancipação em formar um novo país independente entre os três Estados do Sul. Para a votação, nós escolhemos os locais do município que possui mais movimentação. Nós já recebemos as urnas, os kits segurança de controle de votação e temos uma equipe de voluntários”, diz.

Neste ano, além da votação, o grupo vai estar realizando um abaixo-assinado, onde somente os favoráveis a união dos três estados, poderão estar assinando. O mesmo será apresentado nas Assembleias de cada Estado.

“Nossa expectativa é ter quatro voluntários nas urnas, pois, nesse ano, juntamente com a votação, vai ter um abaixo-assinado, que vai ser apresentado nas Assembleias de cada Estado. Esse projeto de lei, visa solicitar um Plebiscito oficial, consultivo, para ver se população concorda com a separação e ver também a opinião oficial da população”.

As urnas estarão disponíveis entre às 8 horas até as 18 horas do sábado. “Para a eleição da cédula, como é uma pesquisa de opinião popular, temos que conseguir um milhão de votos nos três Estados, que é equivalente a 5% dos eleitores de cada Estado”.

Se você deseja atuar como voluntário na realização do Plebisul, pode estar se inscrevendo no site: sullivre.org.plebisul.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário