PM atuará na conscientização dos trabalhadores da área de reciclagem

26 de julho de 2018 13:45 | Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
PM atuará na conscientização dos trabalhadores da área de reciclagem Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

No dia 28 de julho diversas entidades se reuniram para tomar importantes decisões relacionadas a regularização do uso das carroças no perímetro urbano de Xanxerê. Entre as entidades está a Polícia Militar que atuará neste momento de adaptação passando orientações aos trabalhadores.

Há uma lei municipal que visa regularizar a situação e substituir a tração animal dentro de dois anos- um ano já se passou. Com isso, o projeto visa utilizar bicicletas ao invés dos cavalos. Inicialmente, o projeto será piloto e dois trabalhadores irão atuar no município dessa nova maneira.

“Está dentro do prazo de regularização. A reunião tratou mais da apresentação do projeto que veio por parte do Rotary com apoio do Senai, no intuito de instruir, para dar um alternativa a essas pessoas. Nós entraríamos na fase de instruir essas pessoas que fazem parte do projeto, em relação as normas de trânsito. Eles precisam saber o mínimo necessário para atuar com segurança. Esse seria o papel da Polícia nesse momento”.

O objetivo comum entre as entidades é conscientizar; dar uma melhor condição de renda à essas famílias e, consequentemente, reduzir o uso das carroças no trânsito.

“Ficou acordado que o Senai dará o período de instrução e dois voluntários usarão as duas bicicletas cedidas pelo Rotary e a partir daí vamos ver como vai se desenvolver: se terá resistência, se as pessoas serão reinseridas no mercado de trabalho. Aos poucos, vai se tentar conscientizar que estar numa cooperativa é muito mais salutar e aos poucos vamos retirando as carroças da malha viária”, finaliza.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais