Polícia dá dicas para evitar golpes de falso sequestro

9 de agosto de 2018 19:01 | Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Polícia dá dicas para evitar golpes de falso sequestro Foto: Divulgação

Ligações de falsos sequestros tem voltado à tona. Diante disso, a Polícia Militar de Xanxerê orienta a população sobre o possível golpe. De acordo com o subcomandante da 4º Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, 2º tenente Rafael Forchesatto, a polícia, até o momento não atendeu nenhuma ocorrência especifica, mas, essas ligações acontecem todos os dias, sem chegar ao conhecimento das autoridades.

O ideal, segundo Forchesatto, é manter a calma. É preciso analisar todas as informações decorrentes, pois sempre fica aparente a mentira do criminoso na ligação.

“Procure manter alguém da família avisado sobre seus horários, rota e tempo estimado de chegada ao destino. É bom esclarecer as diferenças básicas entre um sequestro real e o falso sequestro. Num sequestro real o sequestrador passa algumas informações sobre a vítima e desliga dizendo que irá ligar novamente, pois ele não quer ser localizado nem identificado. No falso sequestro geralmente a ligação é de um código de área de outro estado ou de número bloqueado”.

Forchesatto explica ainda que em falsos sequestros, o suposto espera obter alguma informação através do estado emocional da pessoa que recebeu a ligação.

“Ele não fala dados sobre a vítima e espera obter alguma informação através do estado emocional da pessoa que está recendo a ligação para então comentar sobre a identidade do suposto sequestrado. Ele pressiona a vítima para não desligar o telefone até que receba o dinheiro, pois assim tenta evitar que se entre em contato com o suposto sequestrado e consigam desmascarar o golpe”.

O indicado, em todos os casos, é que as autoridades policias sejam acionadas o mais rápido possível.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais