(49) 9 9827.3230

Prazo para alistamento militar termina nesta sexta-feira (30)

28 de junho de 2017 - 14:41 / Comunidade Lance Notícias | Comentários
Prazo para alistamento militar termina nesta sexta-feira (30) Foto: Divulgação

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até sexta-feira, dia 30, para realizar o alistamento militar obrigatório na Junta de Serviço Militar mais próxima do local. O procedimento também pode ser feito pela internet.

O alistamento é obrigatório. Sem ele o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o jovem deixou de se alistar.

Entre os documentos obrigatórios para o alistamento estão a certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público); comprovante de residência (ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante); e uma foto 3×4.

O que acontece após o alistamento militar?

O brasileiro se apresenta na seleção geral, isso é, a uma comissão de seleção das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), a fim de concorrer à incorporação no quartel. Ele deve levar o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento de identidade e foto 3×4. Nesta etapa, o cidadão é submetido à inspeção de saúde, testes de seleção e entrevista. Após a aplicação dos testes, o brasileiro não aproveitado na seleção geral é dispensado do Serviço Militar.

O que acontece com quem é dispensado do Serviço Militar?

Retorna à Junta de Serviço Militar (JSM) para a cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). O alistamento militar só pode ocorrer uma vez, mas o jovem dispensado poderá ingressar no Exército como militar de carreira, mediante a aprovação em concurso público, ou como militar temporário.

 

Fonte: Oeste Mais 

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário