(49) 9 9989.9002

Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2018 inicia hoje (2)

2 de abril de 2018 - 11:15 / Comunidade Educação | Comentários
Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2018 inicia hoje (2) Foto: Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018 – iniciam apenas no mês de maio. Mas, para quem deseja solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que se encaixa nos requisitos do edital, o prazo inicia hoje (2) e segue até o dia 11 de abril. Vale lembrar que a solicitação de isenção do pagamento não substitui a inscrição, que deverá ser feita pelos candidatos no período de 7 a 18 de maio.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 23 de abril. O período de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos. Se o recurso for negado, ainda haverá a opção de fazer a inscrição, em maio, e pagar a taxa de R$ 82.

Para esse ano o exame apresenta algumas mudanças. Uma delas, que já foi colocada em prática ainda no ano passado são os dias de aplicação das provas. Anteriormente os candidatos realizavam o Enem em um fim de semana, com a aplicação das provas no sábado e no domingo. Desde o ano passado as provas são aplicadas em dois domingos, o que permite para os candidatos um descanso maior entre uma prova e outra. Visto isso, nesse ano as provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Além disso, até 2016 o Enem poderia ser utilizado como certificado para não concluintes do Ensino Médio com mais de 18 anos. Agora essa regra não vale mais, sendo que pessoas que desejam concluir o ensino médio precisam realizar o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Outra mudança significativa desse ano é que a prova do segundo dia terão meia hora a mais de duração. No primeiro dia (4 de novembro), onde as questões serão sobre Ciências Humanas, Linguagens e a Redação a prova inicia às 13h30 e segue até às 19 horas. No segundo domingo (11 de novembro), quando serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática a aplicação da prova inicia às 13h30 e segue até às 18h30.

Para aumentar a segurança das informações das provas, nesse ano o MEC irá disponibilizar ao candidato o cadernos de questões e os cartões-resposta com o nome e número de inscrição do candidato impressos. Anteriormente os candidatos precisavam fazer essa identificação manualmente.

 

Confira o calendário do Enem 2018:

Inscrições: de sete a 18 de maio;

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 2 a 11 de abril;

Justificativa de ausência do Enem 2017: de 2 a 11 de abril;

Pagamento da taxa de inscrição: de 7 a 23 de maio

Solicitação de atendimento pelo nome social: de 28 de maio a 3 de junho;

Aplicação das provas: 4 e 11 de novembro.

Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário