Procura pela vacina da gripe está dentro do esperado em Xanxerê

30 de abril de 2018 11:53 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Procura pela vacina da gripe está dentro do esperado em Xanxerê Foto: Divulgação

Já na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza a procura pela dose está grande em todas as salas de vacina de Xanxerê. Neste ano, o objetivo é vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, mães com bebês até 45 dias, trabalhadores de saúde, professores de escolas estaduais, municipais e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, detentos e funcionários do sistema prisional. Paralela a campanha da Influenza acontece também a II Mobilização Estadual contra o Tétano.

Conforme a enfermeira da imunização de Xanxerê, Waldereza Luiza Dal Molin, os dois grupos prioritários que mais procuraram os postos de saúde foram os idosos e crianças. “O pessoal está preocupado, está querendo se imunizar e a procura está bem grande em todos os postos de Xanxerê. Na primeira semana os grupos que mais procuraram as salas de vacina foram os idosos e crianças de seis meses a menor de cinco anos e esperamos atingir a meta em todos os grupos”, comenta.

Em Xanxerê, as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros dos Esportes, Castelo Branco, Vista Alegre, Vila Sésamo e Nossa Senhora de Lourdes estarão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17 horas. No Hélio dos Anjos Ortiz, é das 7h às 19h, sem fechar ao meio dia. A campanha terá o dia D, em 12 de maio, quando todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Neste ano a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Um roteiro que irá atender as comunidades do interior também foi estabelecido pela Secretaria de Saúde. No dia 16 de maio (quarta-feira), às 13h45min, na Linha Voltão e às 15h45min, na Medianeira. No dia 17 (quinta), às 8 horas, no Cambuinzal. E no dia 18 (sexta-feira), às 13h35min, no Pesqueiro, no Centro Comunitário em frente à Igreja do Pesqueiro do Meio.

Para se vacinar, é importante comparecer aos postos munidos de documentos de identidades, Cartão SUS e de Vacinação, inclusive as crianças, já que a campanha não será realizada nos Cemeis.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais