(49) 9 9989.9002

Professores das séries iniciais participam de capacitação do PNAIC

28 de março de 2018 - 08:41 / Comunidade Educação Xanxerê | Comentários
Professores das séries iniciais participam de capacitação do PNAIC Foto: divulgação

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê iniciou a formação continuada para professores do 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais que compreende o ciclo de alfabetização.  A atividade faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que busca assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Neste ano, a proposta da gerência é que a formação aconteça durante a jornada de trabalho. “O objetivo é de valorizar o profissional, oferecendo a formação durante a sua carga horária e também facilitando o acesso de todos a este conhecimento”, explica a tutora Katia Colello.

Ao todo participam da formação cerca de 60 professores das escolas da Rede Estadual de Ensino dos 14 municípios que compreendem a ADR Xanxerê, em um total de 100 horas/aula. Destas 40 presenciais através de 10 encontros e outras 60 horas a distância. “O objetivo é fazer com que o professor já aplique em sala de aula as metodologias e didáticas repassadas durante a formação. Nós faremos este acompanhamento para verificar de fato a aplicabilidade dos conhecimentos”, enfatiza.

Língua Portuguesa e Matemática são as disciplinas que compreendem o processo de formação. Em Língua Portuguesa serão abordados assuntos voltados a oralidade, leitura, escrita e análise linguística. Já em Matemática, serão abordados os números e operações, geometria, grandezas e medidas e o tratamento da informação.

“Nós buscamos identificar as necessidades de ensino e aprendizagem, através de estratégias adequadas para garantir os direitos de ‘aprender’ de todas as crianças. Já iniciamos um diagnóstico com as turmas através de avaliações internas”, explica a Coordenadora Regional, Jucela Regina Pinotti.

Participação

O Supervisor de Gestão Escolar, Volmir Lange, explica que a participação dos professores está sendo positiva e é isso que faz a diferença no processo de ensino e aprendizagem. “O PNAIC é um trabalho eficaz e nós conseguimos observar na prática o quanto ele é importante tanto para os professores e principalmente para os alunos”, destaca.

As formações continuadas do PNAIC acontecem na ADR de Xanxerê desde 2013. Conforme o Supervisor, o comprometimento da Coordenadora Jucela Regina Pinotti e da Tutora Kátia Colello, é um dos diferenciais. “Elas trabalham de forma voluntária. É um trabalho com muita articulação, acompanhamento e dedicação. O resultado é possível visualizar na prática através desta sintonia entre a equipe, professores e alunos. A tradução de todo este trabalho é no aprendizado do aluno”, considera Volmir.

Assessoria de imprensa

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário