(49) 9 9827.3230

Programa Família Acolhedora completa um ano em Xanxerê

5 de junho de 2017 - 13:37 / Comunidade Xanxerê | Comentários
Programa Família Acolhedora completa um ano em Xanxerê Projeto Família Acolhedora também acontece em Xanxerê (Foto: Divulgação)

Neste mês de junho, completa um ano da ativação do Programa Família Acolhedora em Xanxerê. O Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Modalidade Família Acolhedora faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, esta instituído no município de Xanxerê desde junho de 2016 e tem como público crianças, adolescentes, adultos com deficiência e idosos. Este Serviço visa propiciar o acolhimento familiar aos indivíduos afastados do convívio de sua família por medida protetiva.

Embora pouco difundido no Brasil, esse modelo de acolhimento já foi implantado com sucesso em diversos países, sendo que a organização do serviço deve garantir a privacidade, respeito aos costumes, as tradições e a diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual das pessoas acolhidas.

Amparados pelas Leis AJG 3847/2016 e AJG 3848/2016, podem se cadastrar famílias com residência na cidade de Xanxerê que, passarão por avaliação de Equipe Técnica.

As famílias cadastradas têm direito a um auxilio acolhimento durante o período que permanecem com o acolhido em sua residência.

Hoje Xanxerê possui sete Famílias Acolhedoras ativas que representam para a pessoa acolhida proteção e possibilidade de convivência familiar saudável, mas não significa que haverá a integração do acolhido como membro legal da família. Na realidade, a família que acolhe assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno da pessoa acolhida à família biológica ou substituta.

 

 Saiba mais:

 Família Acolhedora: Saiba como oferecer um lar temporário a uma criança

 

 

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário