(49) 9 9827.3230

Programação da Semana da Amamentação do HRSP segue até o sábado (05)

4 de agosto de 2017 - 08:02 / Comunidade Xanxerê | Comentários
Programação da Semana da Amamentação do HRSP segue até o sábado (05) Palestra sobre aleitamento foi direcionada à rede básica. (Foto: Divulgação)

Segue até o próximo sábado (05) a programação da Semana Mundial da Amamentação Materno do Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê. As atividades são organizadas pela Comissão de Aleitamento Materno (CAM) e buscam incentivar e conscientizar sobre os benefícios da amamentação.

Nesta quinta-feira (03), o evento foi aberto aos profissionais da Rede Básica de Saúde, que trabalham com as gestantes durante o pré-natal. A pediatra Lilian Cassia Marini expôs informações importantes que devem ser repassadas às gestantes sobre a amamentação, desde os benefícios às técnicas que são aplicadas para facilitar a adaptação da mãe e do bebê.

“Tem que ter paciência e ensinar a mãe. O posicionamento é muito importante, o rosto do bebê deve estar de frente para a mama, com o nariz na altura do mamilo. O corpo do bebê deve estar bem próximo ao corpo da mãe, ele deve estar com a cabeça e tronco alinhados e precisa estar bem apoiado”, explica a pediatra.

Uma das situações muito comentadas sobre a amamentação é a “pega”. Conforme a médica, existem vários tipos de mamilos, mas todos permitem a amamentação. “É sempre importante que o bebê não abocanhe apenas o mamilo. Ele deve abocanhar o mamilo, juntamente com toda ou boa parte da auréola. A boca do bebê deve ficar bem aberta e o lábio inferior virado para fora (como uma boca de peixinho). Já o queixo deve tocar a mama”, reforça a pediatra.

Outra dica é importante repassada pela pediatra e que ajuda a evitar dores nas costas das mamães no período de amamentação é “levar o bebê até a mama e não a mama até o bebê”. Se for preciso a pediatra orienta inclusive a utilização de almofadas que ajudam o bebê a ficar apoiado e a mãe ereta.

Mães relatam experiências no Encontro de Gestantes. (Foto: Divulgação)

 

Outras Ações

A Semana do Aleitamento iniciou, no dia primeiro de janeiro, com uma palestra sobre o parto humanizado, com a obstetra Maria Valente. A médica expôs as vantagens do parto normal, entre elas, a de facilitar a amamentação.

A segunda atividade foi um Encontro de Gestantes, realizado no auditório do HRSP, que abordou o assunto amamentação. Gestantes, acompanhantes e estudantes de áreas afins puderam conhecer um pouco mais sobre os benefícios do aleitamento materno, desmistificar alguns preconceitos e falar sobre os aspectos emocionais desse período de intenso contato entre mãe e bebê.

Sábado (05) terá II Mamaço

Com o intuito de desmistificar qualquer preconceito sobre a amamentação em público e incentivar que as mamães alimentem seus filhos com o leite materno independentemente do local onde estiverem, a CAM promove no sábado (05), a segunda edição do Mamaço.

Conforme a enfermeira e coordenadora da CAM, Talita dos Santos, para orientar a população, uma equipe multidisciplinar de profissionais do HRSP vai participar do Mamaço, que está programado para às 14h, na Praça Tiradentes, no centro de Xanxerê.

Assessoria de Imprensa HRSP

Palestra sobre parto humanizado abriu atividades da semana. (Foto: Divulgação)

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário