(49) 9 9989.9002

Projeto de Cinoterapia do HRSP é homenageado na Câmara de Vereadores de Xanxerê

6 de abril de 2018 - 13:34 / Sem categoria | Comentários
Projeto de Cinoterapia do HRSP é homenageado na Câmara de Vereadores de Xanxerê Foto: divulgação

 

O projeto de Cinoterapia, terapia assistida por cães, do Hospital Regional São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Xanxerê recebeu há poucos dias uma homenagem do Legislativo do município. A indicação para a Moção de Congratulações partiu dos vereadores Wilson Martins dos Santos (PSDB) e Ivone Sirino (PP) e foi aprovada pelos demais legisladores. Uma placa foi entregue ao HRSP.

Conforme a diretora geral do HRSP, Irmã Neusa L. Luiz, a homenagem reforça a credibilidade e o comprometimento do hospital em promover ações e projetos que proporcionem bem-estar aos pacientes no período de hospitalização. “Acolhemos com muita alegria esta Moção de Congratulações, pois sabemos da importância deste projeto para o Hospital e, acima de tudo, para os pacientes e acompanhantes. Este reconhecimento vem como sinal de incentivo e compromisso ainda maior com o bem-estar das pessoas que buscam nossos serviços. Nossa gratidão pelo reconhecimento e, acima de tudo, ao Corpo de Bombeiros de Xanxerê por esta parceria que serve de exemplo a muitas outras instituições”, comenta.

A indicação

Conforme os vereadores proponentes a indicação foi uma forma de homenagear a todos os envolvidos no trabalho, dando publicidade ao tratamento, bem como aos resultados. A moção considerou o propósito do trabalho desempenhado no Hospital Regional São Paulo, “com alternativas diferentes das tradicionais para a recuperação dos pacientes e formas inteligentes de estimular aqueles que estão acometidos por problemas de saúde. O uso de cães proporciona uma nova perspectiva, trabalhando com o emocional das pessoas que atendem e são atendidas, bem como a disponibilidade dos bombeiros, com cães saudáveis e treinados para garantir segurança ao tratamento”, comenta Wilson Martins dos Santos.

A vereadora Ivone, outra proponente da moção, frisa que os cães não são apenas visitas aos pacientes, contribuindo com a parte terapêutica.  E destaca ainda o trabalho desenvolvido no HRSP como inovador, sendo o primeiro hospital catarinense a permitir a entrada de cães para ajudar na terapia dos pacientes.

O Hospital Regional São Paulo é ainda o primeiro hospital brasileiro a permitir a entrada de cães na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). O projeto de Cinoterapia conta com a atuação de uma equipe multiprofissional da entidade, como assistente social, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, além dos bombeiros.

Cinoterapia

O projeto é desenvolvido no HRSP há cerca de quatro anos. Toda semana, os cães do Corpo de Bombeiros fazem visitas aos pacientes e acompanham algumas sessões de fisioterapia. É um momento bastante aguardado por pacientes, acompanhantes e os próprios colaboradores da instituição.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Walter Parizotto, o trabalho desenvolvido em Xanxerê já serviu de inspiração para hospitais de Chapecó, Maravilha, Itajaí, Santa Maria (RS), além de hospitais de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

 

Assessoria de imprensa

 

 

 

 

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário