(49) 9 9827.3230

Projeto de lei que altera cobrança da taxa do lixo passa por votação em Xanxerê

6 de setembro de 2017 - 15:42 / Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Projeto de lei que altera cobrança da taxa do lixo passa por votação em Xanxerê Foto: Rafaela Forchesatto/ Lance Notícias

Nesta quarta-feira (06), passará pela primeira votação, na Câmara de Vereadores, o projeto que altera a lei de cobrança de taxa de lixo em Xanxerê. A alteração prevê a diferenciação a cobrança da taxa dependendo o tipo do imóvel, pois, atualmente é cobrada a mesma taxa para residências e estabelecimentos, seja ele uma casa de 50m² ou um edifício com diversos apartamentos. Os terrenos baldios ou desocupados, com a mudança na lei, também deverão pagar pela taxa de lixo.

Dependendo da localização, a taxa poderá aumentar em 100%. O motivo pelo qual a lei está sendo alterada é o déficit entre o valor arrecadado da cobrança e o valor pago a empresa que realiza do recolhimento e destinação do lixo.

Segundo o presidente da Câmara, Adriano de Martini, a alteração na lei, tem o intuito de deixar justo o pagamento da taxa, “a alteração tratar sobre a questão da revisão da taxa, das adequações dos valores. Vai agregar a diferenciação de residências e estabelecimentos comerciais. Então a ideia é que seja feita de forma progressiva, quanto maior o estabelecimento seja comercial, industrial ou residencial, você paga o valor justo a partir daquele estabelecimento”, finaliza.

No último dia 28, o assunto foi debatido em uma Audiência Pública, que teve o intuito de ouvir a comunidade, para que ela também fizesse parte da mudança da lei.

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário