(49) 9 9827.3230

Projeto Rede Vida Viva será implantado em Xanxerê

13 de junho de 2017 - 11:30 / Comunidade Economia Evento Xanxerê | Comentários
Projeto Rede Vida Viva será implantado em Xanxerê (Foto: Divulgação)

O Sindicato Dos Municipários de Chapecó e Região, iniciaram o projeto Rede Vida Viva no ano de 2016. O projeto tem por objetivo dar mais subsídio a saúde dos trabalhadores.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Isabel Girotto, destaca o mesmo teve início em Concórdia. “Conhecemos este projeto no mês de agosto de 2016, no município de Concórdia e ele contemplou tudo que nós, enquanto sindicato, buscávamos em relação a saúde do trabalhador em seu local de trabalho, algo diferente que conseguíssemos incrementar para de fato obtermos diferença”.

Para participar do projeto é preciso passar por uma seleção, podendo assim, dar continuidade as técnicas aprendidas. “Os trabalhadores são reunidos e passam por uma fase de monitoramento aonde são selecionados aqueles que estão de acordo com as regras apresentadas e que possam compreender o significado do projeto”, salienta Maria.

A última equipe se formou nesse mês, com 26 monitores preparados para desempenhar o que aprenderam nos locais de trabalho. “O mais importante do projeto é que podemos fazer trabalhos coletivos, trabalhamos em conjunto com todos os trabalhadores”.

Maria relata ainda quais são as principais diferenças encontradas depois da aplicação do projeto nos locais de trabalho.

“Um ponto que diminuiu muito foi a questão dos atestados, em Santa Catarina temos um exemplo muito claro sobre isso que é a Celesc, eles estão aplicando e obtendo resultados ótimos, conseguiram diminuir a quantidade de atestados e de medicação o que comprova que esse é eficaz. Esse projeto identifica quais são os problemas enfrentados e quais as possíveis soluções aumentando a qualidade de vida”.

Em Xanxerê

O projeto será apresentado para secretaria de Educação e monitores de Xanxerê, onde será definido uma data para começar a ser desenvolvido com o município. “A proposta é envolver todos os trabalhadores independente da função que está exercendo. Vamos buscar um olhar coletivo para aprimorar as relações interpessoais”.

O objetivo da aplicação no município de Xanxerê é contemplar a saúde do trabalhador, oferecendo melhores condições de trabalho.

Projeto

A Rede Vida Viva reúne uma série de entidades representativas de trabalhadores do Brasil, Angola, Alemanha, Colômbia, Sri Lanka e Índia.  Para discutir e propor melhorias sobre a vida, saúde e trabalho por meio de uma metodologia diferenciada que só o projeto possui, pois visa a participação efetiva dos trabalhadores.

“Segue um triangulo, saúde, vida e trabalhos as três questões que são fundamentais e todas estão interligadas. Um projeto que só traz resultados se tiver continuidade”, finaliza Maria.

Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário