(49) 9 9827.3230

Projeto visa regulamentar a contribuição sindical em até 13%

10 de agosto de 2017 - 08:46 / Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Projeto visa regulamentar a contribuição sindical em até 13% Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

O imposto sindical vai deixar de existir em novembro, com a entrada em vigor da reforma trabalhista, mas a contribuição que os trabalhadores dão aos sindicatos pode aumentar com a mudança.

O projeto visa reajuste de até 13%, ao invés de ser descontado uma diária de trabalho, o valor poderá ser descontado mensalmente. O mesmo será votado em assembleia.

Segundo Rodrigo Piovesan, que faz parte do Sindicato dos Trabalhadores, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) sempre defendeu que o trabalhador escolhe se desejava contribuir ou não, “a CUT sempre defendeu para que o imposto seja debatido com o trabalhador e não imposta como é o imposto sindical, querendo ou não ele teria que contribuir. Nesse novo modo se o trabalhador optar pela não cobrança, o sindicato não vai poder cobrar”.

Rodrigo destaca ainda que os sindicatos passam a ter uma autonomia, “o sindicato tem uma autonomia para chamar uma assembleia e discutir se cobra ou não, isso pode chegar até 13%, o teto máximo, ficando aberto para cada sindicato negociar com a categoria”.

O sindicato ainda terá que cumprir alguns pré-requisitos, para poder se encaixar e cobrar a taxa assistencial, como é denominada.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário