(49) 9 9827.3230

Projeto visa substituir veículos de tração animal por bicicletas em Xanxerê

10 de setembro de 2017 - 13:30 / Animais Comunidade Trânsito Xanxerê | Comentários
Projeto visa substituir veículos de tração animal por bicicletas em Xanxerê Projeto visa substituir veículos tração animal por bicicletas em Xanxerê. (Foto: Divulgação)

Os números de acidentes de trânsitos e casos de maus-tratos envolvendo cavalos no município de Xanxerê crescem a cada dia. E em busca de auxiliar na conscientização da população e no projeto de redução de veículos de tração animal, o Rotary Club de Xanxerê, está desenvolvendo um projeto que visa a substituição desses veículos por bicicletas.

Juliano Tonial, presidente da entidade, destaca que a implantação do projeto, é uma das alternativas encontradas para reduzir os números de acidentes e maus-tratos.

“O que está acontecendo em Xanxerê é uma mobilização, entre o município e alguns órgãos, porque a ideia, é que em dois anos não seja mais autorizada a circulação de veículos com tração animal. Então o Rotary, idealizou uma ideia de propor a substituição desses veículos por tração a pedal, que seriam as bicicletas. A princípio isso seria uma ação paliativa, para que ocorra a inserção desse novo veículo. O projeto está sendo elaborado”.

Reciclagem

A ideia é que por meio do projeto, mesmo após a proibição das carroças, as atividades de reciclagem continuem sendo realizadas no município.

“Apoiamos essa ideia para não deixar morrer a questão da reciclagem e do trabalho que esse pessoal realiza, e a partir do momento que retirarem esses veículos, a ideia é que esse pessoal seja absorvido nessa cooperativa que está sendo criada”, diz.

Cadastro

Caso seja aprovada a criação do projeto, a entidade estará realizando o cadastramento dos recicladores e ainda doando a bicicleta que será utilizada para os trabalhos.

“Nós temos alguns convênios e alguns apoiadores que ajudariam na compra dos equipamentos para a doação para as pessoas que aderirem a ideia. Mas a princípio vamos ser convidados para participar da comissão e oficializar isso. Se aprovado, vamos estar fazendo os cadastrados, e fornecendo as bicicletas”.

Relembre:  Grupo Bem Estar Animal de Xanxerê sugere implantação do projeto “Cavalo de Lata”

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário