Promoção dia dos Pais

Projetos inscritos no edital de linguagens do Departamento de Cultura passam por avaliação

16 de abril de 2018 11:47 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Projetos inscritos no edital de linguagens do Departamento de Cultura passam por avaliação (Foto: Assessoria)

Estiveram reunidos na última semana, no auditório da prefeitura de Xanxerê, a equipe do Departamento de Cultura e Comissão Municipal de Incentivo à Cultura, proponentes inscritos no edital e sociedade civil, para abertura dos envelopes do Edital de Linguagem do Departamento Municipal de Cultura. Esse edital tem o objetivo de selecionar projetos que contribuam com a produção artística e fomentar a cultura em suas diversas formas de expressão. Para esse edital será destinado um valor de R$ 140 mil oriundos do Fundo Municipal de Cultura.

O edital prevê recursos para projetos culturais nas linguagens de: artes populares e étnicas; capoeira; artes visuais; artesanato; dança; livro-leitura e literatura; música; fotografia, comunicação e audiovisual; teatro; formação em cultura; eventos artísticos culturais. Conforme o Diretor de Cultura, Diego Gonçalves, foram 21 projetos inscritos que contemplam diversas áreas da cultura.

Agora todos os projetos passaram para a análise de uma comissão formada por profissionais que atuam no setor e de fora de Xanxerê. A escolha por profissionais de fora, segundo Diego, é para que todo o processo seja o mais transparente possível. Os projetos precisam atingir uma pontuação mínima pré estabelecida para que sejam selecionados.

Ainda segundo o diretor, o valor do edital será dividido entre as categorias pré estabelecidas no mesmo edital. Visto isso, cada categoria terá um número de selecionados. Caso as categorias não sejam preenchidas, há a chance de abertura de um novo edital.

“Teve bastante procura, a categoria com maior procura foi a de formação em cultura, que teve seis projetos inscritos e apenas dois serão contemplados. Caso não tenha aprovação de todos os projetos, se sobrar algum recurso vai ser aberto outro edital”, explica.

Diego explica que o edital foi proposto para aproximar a comunidade do poder público, para que a sociedade possa fomentar a cultura. “Esse edital foi pensado especificamente na questão de que por mais que o Poder Público não consiga estar em todos os espaços, foi aberto esse edital para que a sociedade civil, a partir desse recursos, também consiga disseminar a cultura. Estamos tentando fazer com que a sociedade consiga trazer atividades culturais para o município e não só o município promover isso. Queremos que a população também interaja com o município”, conclui.

Após a finalização desse edital o Departamento pensa em promover uma audiência, para que o processo seja debatido e aprimorado.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais