(49) 9 9989.9002

Quartel do Corpo de Bombeiros passará por reformas para otimizar atendimento integrado com o Samu

4 de abril de 2018 - 14:22 / Bombeiros Comunidade Saúde Xanxerê | Comentários
Quartel do Corpo de Bombeiros passará por reformas para otimizar atendimento integrado com o Samu Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Está aberta na Prefeitura de Xanxerê uma licitação que visa, além de outras coisas, a pavimentação asfáltica do pátio do quartel do Corpo de Bombeiros e também sua ampliação. Essa ampliação visa otimizar e facilitar o atendimento integrado entre Corpo de Bombeiros e Samu que agora trabalham de forma unificada em todo o estado. A abertura dos envelopes com as propostas acontece no dia 26 de abril.

Conforme o comandante do 14 Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Major Walter Parizotto, essa reforma e ampliação visa atender algumas exigências feitas pelo Ministério da Saúde quando o órgão fez uma visita nas instalações do quartel. O projeto foi possível através de uma parceria entre Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde Municipal e Câmara de Vereadores que destinou recursos para a obra.

“No ano passado recebemos uma visita do Ministério da Saúde e eles apontaram uma série de irregularidades aqui e temos que sanar isso, precisamos resolver esses problemas sob pena do município perder recursos. Buscamos com isso a integração definitiva com o Samu”, explica.

Conforme a responsável técnida de enfermagem da secretaria de Saúde, Juliana Duarte, além das reformas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, para o Samu será construída uma nova sala que será utilizada para alocar medicações e também será usada como depósito de materiais.

“Os Bombeiros acolheram o Samu, mas eles tinham a estrutura deles, então estamos aos poucos adaptando para o Samu, que é até uma orientação do Estado agora que o atendimento vai ser feito em conjunto. Como o Samu é parte do Estado e parte do município estamos buscando fazer essas adaptações necessárias”, comenta.

Ainda no final do mês de março o governador Eduardo Pinho Moreira assinou o edital para integração do serviço de atendimento pré-hospitalar realizado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu com a secretaria de Estado da Saúde.

Atualmente, o serviço de atendimento pré-hospitalar no Estado é realizado por um quadro de aproximadamente 6 mil profissionais, com 96 ambulâncias de suporte básico do Samu (de administração do município); 23 de suporte avançado (de administração do Estado); 129 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar e 74 do Corpo de Bombeiros Voluntário.

Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário