Saiba como e quando se deve usar suplementos vitamínicos

3 de agosto de 2018 09:53 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saiba como e quando se deve usar suplementos vitamínicos (Foto: Divulgação)

Praticamente todos os nutrientes de que o corpo precisa para funcionar bem podem ser encontrados nos alimentos. Refeições variadas e equilibradas garantem a diversidade e a quantidade de vitaminas e sais minerais exigidas pelo organismo.

Mas, alguns nutrientes não são tão facilmente encontrados nos alimentos, ou, muitas vezes, não se apresentam em quantia suficiente nos alimentos. Ou ainda porque o corpo diminui ou cessa a absorção deles com o passar do tempo.

Para as mulheres, por exemplo, há a orientação de ingerir mais ferro, por conta da menstruação. Os vegetarianos – especialmente veganos – precisam da vitamina B12, que é encontrada em carnes, ovos e no leite, que eles não consomem.

Apesar de várias vitaminas e nutrientes serem fáceis de ser ingeridos e absolvidos pelo organismo, ouros, como a vitamina D, por exemplo, não são encontrados com tanta facilidade no dia a dia.

Diante disso, os suplementos vitamínicos podem ajudar a suprir a falta de algum nutriente. Mas, a nutricionista Ellen Sawazaki alerta que ele deve ser utilizado apenas para suprir deficiências pontuais de nutrientes.

“Ele não é ruim, mas é indicado se for detectado alguma deficiência nutricional, é importante você suplementar, mas se você tem uma alimentação equilibrada e já consome todos os vegetais, de todas as cores e frutas, não é necessário. Como ele tem muitas vitaminas e muitos minerais em um produto só, um acaba barrando a absorção do outro, eles são competitivos entre si, porque muitas vezes é o mesmo receptor para os dois no organismo e apenas um é absolvido, enquanto o outro é descartado”, comenta.

Por conta disso, Ellen destaca que os suplementos vitamínicos devem ser usados com recomendação profissional.

“O indicado é fazer uma detecção através de um exame de sangue para saber o que falta exatamente e fazer a suplementação, porque alguns minerais em excesso no organismo podem fazer mal, por isso é importante ter um acompanhamento profissional”, conclui.

Se bem aplicados, os suplementos vitamínicos melhoram a produtividade nas atividades do dia a dia, além de dar mais ânimo no trabalho e nas atividades físicas.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais