(49) 9 9827.3230

Saiba como observar o eclipse solar em Santa Catarina neste domingo

25 de fevereiro de 2017 - 10:13 / Comunidade Variedades Xanxerê | Comentários
Saiba como observar o eclipse solar em Santa Catarina neste domingo Foto: divulgação
Em Xanxerê o eclipse deve iniciar às 9h45min e encerrar às 12h39min

Neste domingo de Carnaval um evento promete chamar a atenção logo cedo: o primeiro eclipse solar visto de Santa Catarina desde 2007.  O fenômeno poderá ser visto entre 9h50min e 12h50min da maior parte do Estado, com auge por volta das 11h20min. Em Florianópolis, dois grupos de pesquisa vão disponibilizar telescópios para observação.

A previsão do tempo indica que o sol deve aparecer em todas as regiões de Santa Catarina neste domingo, com tempo seco na maior parte das cidades. Segundo a Epagri/Ciram, há chance de chuva no início e no fim do dia.

Caso o tempo esteja encoberto no horário do eclipse, será possível assistir ao fenômeno ao vivo pela internet através do site The Slooh – Space for everyone. Ou pelo canal do Youtube Ciência e Astronomia:

Especialistas ressaltam que é necessário cuidado durante a observação, já que olhar diretamente para o Sol pode causar danos temporários ou permanentes à retina. Óculos escuros e chapas de raio-x não são suficientes para proteger os olhos.

A forma mais simples e segura é utilizar vidros de solda com tonalidade 14 para colocar na frente dos olhos, o material custa cerca de R$ 2,50 e pode ser encontrado em lojas de materiais de ferragens e construção. Mesmo com a proteção, é recomendado olhar para o sol por no máximo 20 segundos e realizar uma pausa de dois minutos. (Informações DC)

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário