Saúde aguarda laudo de mamografias para dar seguimento ao tratamento da mulher

10 de agosto de 2018 08:59 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Saúde aguarda laudo de mamografias para dar seguimento ao tratamento da mulher (Foto: Divulgação)

Está instalada em Xanxerê, desde o dia nove de julho, a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher, que vai contemplar milhares de mulheres com exames de mamografia e citopatológicos (exame preventivo).

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Câmara de Vereadores e o Sesc, que atende as mulheres. O caminhão ficará 49 dias em Xanxerê e os exames são para prevenção de câncer de mama e do colo do útero.

Conforme a secretária de Saúde, Irene Goralski, os resultados dos exames demoram cerca de 30 dias para ficarem prontos. Diante disso, ela aguarda o primeiro lote de resultados, para que estes sejam analisados e, caso a mulher precise, seja encaminhada ao tratamento.

“Estamos esperando o primeiro lote dos resultados dos exames virem, que eles vão fazer os laudos e nos enviar. Vamos montar uma comissão com médicos e outros profissionais, avaliar as mamografias que acusaram algum problema, para darmos continuidade. O médico vai avaliar e ver que exame complementar pode ser feito, que geralmente é uma ultrassom, para dar continuidade realmente ao tratamento. Ou também, se for necessário, fazer outra mamografia”, explica.

A previsão é realizar mais de 1,1 mil exames de mamografia; 1,2 mil citopatológicos (exame de preventivo), e mais de 1,5 mil atendimentos em educação em saúde.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais