(49) 9 9989.9002
(49) 3433.3173

Secretaria de Políticas ambientais realiza poda anual das árvores em Xanxerê

20 de maio de 2016 - 10:38 / Comunidade Xanxerê | Comentários
Secretaria de Políticas ambientais realiza poda anual das árvores em Xanxerê Secretaria de Políticas ambientais realiza poda anual das árvores em Xanxerê (Foto: Bruno Fiorini/Lance Notícias)

Quando o verão está acabando e o outono chega é a hora de podar as árvores, mas é preciso saber a melhor maneira de fazer isso para não causar danos a planta. A prefeitura disponibiliza um órgão responsável por esse tipo de serviço o SEMPLAM (serviço de planejamento do meio ambiente). É através deste órgão que as pessoas podem receber informações sobre qual é o melhor tipo de árvore indicada para cada região e a poda.

A prefeitura de Xanxerê junto com a secretaria de Políticas Ambientais realiza a poda anual das árvores em Xanxerê. Um trabalho realizado pela empresa continental, onde os profissionais são treinados para realizar este procedimento.

A secretária de políticas ambientais do município, Gerusa Panigalli, comenta sobre a importância deste serviço disponibilizado pela prefeitura. “Esse projeto iniciou já fazem 10 dias no município, tem o objetivo de padronizar as arvores. Esse trabalho não tem custo aos moradores, apenas para a prefeitura que contratou a empresa. O prazo previsto para terminar os serviços é de 60 dias, mas como o tempo está colaborando acreditamos que termine antes do prazo previsto”, comenta.

Quais os Bairros que vai atingir

Ainda de acordo com a secretária, Gerusa Panigalli, toda a área pública do município será beneficiada com esse projeto. “Esse projeto vai percorrer por toda a área púbica do município. Já foi feita a poda nas árvores de alguns bairros da cidade, e a empresa tem um cronograma para seguir”. Gerusa enfatiza também a limpeza das ruas. “A empresa que foi contratada para realizar a poda anual das árvores, está orientada para fazer a limpeza das ruas. Os profissionais estão passando realizando o trabalho e fazendo a limpeza” Comenta.

Impedimento

Algumas pessoas têm certo receio de deixar as pessoas realizarem a poda anual das árvores, mas Gerusa, comenta que até agora não foi registrado nem um impedimento nos serviços prestados. “Até o momento não foi registrado nem um conflito com os moradores. Os profissionais são treinados para conversar com os moradores e explicar como vai ser realizado os trabalhos”, comenta.

Tipo de podas

Há dois tipos de podas que está sendo realizada nas árvores do espaço público do munícipio. A secretaria comenta quais são eles. “Os profissionais estão orientados a realizar dois tipos de podas, a de manutenção e a de condução, variando com o lugar que está sendo realizado os trabalhos”, finaliza.

 

Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário