(49) 9 9827.3230

Sessões da Câmara de Vereadores contarão com intérprete de libras a partir da próxima semana

2 de junho de 2017 - 09:53 / Comunidade Variedades Xanxerê | Comentários
Sessões da Câmara de Vereadores contarão com intérprete de libras a partir da próxima semana Foto: divulgação

A partir de agora a Câmara de Vereadores de Xanxerê passará a contar com um Intérprete de Libras. Isso porque, na manhã desta sexta-feira (02) o presidente da casa, Adriano de Martini assinou o contrato com uma empresa especializada que irá fornecer os serviços para o município.

A professora vencedora da licitação, foi a Alice Demarco. Xanxerê é pioneira no tema, sendo que outras regiões não contam hoje, com o Intérprete de Libras, mesmo tendo leis ainda de 2000 e 2005 que exigem esse direito.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), Kátia Colello, comenta que essa é uma reivindicação antiga do grupo. “Enquanto como comunidade surda estamos muitos felizes, porque desde de 2005, estamos em busca de efetivar um direito que dá acesso a comunicação. Isso vai crescer muito no município, porque tendo na casa do povo a intérprete, nós vamos poder estar solicitando nos órgãos públicos e privados de atendimento de público”.

Adriano de Martini, presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, destaca que os trabalhos com uma Intérprete devem iniciar na segunda-feira (05). “Essa uma demanda que é debatida há muitos anos. A comunidade se manifestou solicitando um Intérprete de Libras e esse é o primeiro passo que estamos dando. A Câmara de Vereadores de Xanxerê é pioneira nesse sentido. Nós vamos iniciar com os trabalhos já na segunda-feira (05), para o público que vem na casa e também peara o público da TV Câmara”.

Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Assinatura do contrato com empresa de informática

Na oportunidade o presidente da casa também realizou a assinatura do contrato com a empresa que será responsável pela prestação de serviços de suporte técnico para a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de informática, periféricos e impressoras da Câmara. Empresa ainda irá fornecer toners e cartuchos.

A contratação da nova empresa reduziu o valor de R$ 980,00 mensais, na qual a anterior passava de R$ 2.500,00 mensais.

Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário