(49) 9 9827.3230

Sobe número de denúncias de animais abandonados em Xanxerê

3 de outubro de 2017 - 15:21 / Animais Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Sobe número de denúncias de animais abandonados em Xanxerê (Fotos: Vagner Ribeiro)

O número de cachorros e gatos abandonados em bairros de Xanxerê, cresceu e gera preocupação. Segundo os voluntários do Grupo Bem Estar Animal de Xanxerê, a situação tem se tornado crítica.

Vagner Ribeiro que atua como voluntário, comenta que o Grupo tem realizado ações de conscientização, mas as atividades não estão suprindo a demanda. “O número tem aumentado dia após dia. Nós, voluntários do Grupo, buscamos meios de atuar na conscientização das pessoas e também na castração, mas isso não tem se tornado suficiente”, comenta.

Ainda de acordo com o voluntário, o Grupo atende cerca de oito casos por semana, que estão relacionados aos animais abandonados. “Nós não temos uma estimativa, mas a situação está complicada. O grupo realiza em média de oito atendimentos por semana relacionados aos animais que estão abandonados”, conclui.

Xanxerê não tem um órgão que fiscalize o abandono e que recolha animais das ruas. Estes trabalhos são feitos pelas ONGS de proteção animal, como por exemplo o Grupo Bem Estar Animal.

Fernando Dal Zot, assessor jurídico do município, comenta que o projeto para criação do Programa de Controle de Zoonose será apresentado ao Ministério Público nos próximos dias.

“Nós estamos finalizando o projeto e vamos encaminhar ao Ministério Público, para aprovação, e nos próximos dias teremos novidades”.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário