(49) 9 9827.3230

Taxa da coleta de lixo em Xanxerê é debatida por comunidade e entidades

29 de agosto de 2017 - 14:34 / Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Taxa da coleta de lixo em Xanxerê é debatida por comunidade e entidades (Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias )

A Audiência Pública para debater sobre a cobrança da taxa de lixo no município de Xanxerê, foi realizada nesta segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores. A comunidade e diversas entidades estiveram trocando ideias e debatendo sobre possíveis alterações no projeto de lei.

Segundo o presidente da Câmara, Adriano de Martini, a Audiência Pública tem como intuito ouvir a comunidade.

“Audiência pública tem um caráter consultivo, no intuito de ouvir a comunidade e depois com o relatório a gente vai realizar a análise de todas as ideias e intervenções que foram faladas e serão anexadas ao projeto. Nós tivemos a participação massiva da comunidade, diversas entidades se fizeram presentes, inclusive se pronunciando para esclarecer o projeto, muitas pessoas fizeram perguntas, tiraram dúvidas”, destaca.

Um dos pontos abordados na Audiência foi a questão de fazer uma lei de forma progressiva.

“ A lei precisa ser aprimorada, vai tratar de forma progressiva a cobrança também para as edificações, porque hoje se estabelece que na mesma zona de território da cidade, uma casa, um apartamento de 50 metros paga o mesmo valor de taxa, do que uma edificação maior, que gera muito mais lixo. Então a ideia é que seja feita de forma progressiva, quanto maior o estabelecimento seja comercial, industrial ou residencial, você paga o valor justo a partir daquele estabelecimento”, finaliza.

O relatório com o debate será feito nesta semana e encaminhado ao Poder Executivo, para ser anexado ao projeto e integrar as comissões do Legislativo para ser aprovado.

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário