(49) 9 9827.3230

Terça-feira do carnaval será ponto facultativo em Xanxerê

28 de fevereiro de 2017 - 07:04 / Comunidade Variedades Xanxerê | Comentários
Terça-feira do carnaval será ponto facultativo em Xanxerê (Foto: Linda SC)

A terça-feira de carnaval, não será mais considerada feriado em Xanxerê. A alteração da data foi aprovada em uma sessão, na Câmara de Vereadores de Xanxerê, ainda em 2016.

Em contato com o Adriano de Martini, vereador de Xanxerê, o mesmo comenta sobre a alteração do feriado, “o feriado de carnaval, onde ocorreu uma discussão no ano passado, foi devido a uma determinação do Ministério Público dizendo que haviam mais feriados, do que permitia a lei, aqui no nosso município. No entanto, era uma recomendação. E, no nosso entendimento, haviam feriados que eram legais, como o dia de Corpus Christi, criado em 2013 e que na oportunidade o jurídico da Câmara disse que era legal, por que estava dentro da previsão”.

Adrianinho comenta que a retirada do feriado foi aprovada na Câmara pela maioria dos votos, “diante desta questão, junto com a recomendação do MP e a pressão de alguns empresários, o presidente da casa apresentou o projeto de lei para tirar o feriado de Carnaval, sendo então aprovado pela maioria dos votos, com apenas dois votos contrários. Foi apresentado os argumentos e eu juntamente provei que não havia necessidade de retirar, porém agora nós então perdemos esse feriado, os trabalhos perderam esse feriado”, diz.

Sobre o feriado

Esse feriado já era uma questão cultural que foi concebido e executado porque as pessoas iam para as festas e no feriado e de certa forma, na volta acabavam cometendo ou se envolvendo em acidentes. Então o feriado visava justamente prevenir acidentes de trabalhos”, salienta Adrianinho.

O mesmo destaca ainda que a partir de agora a data será considerada ponto facultativo no município, “eu realizei o debate que se o Ministério Público achasse inconstitucional deveria entrar com uma ação direta, mas que não teve resultado. Então infelizmente esse ano perdemos o feriado, segunda-feira será feriado do município e terça-feira que seria feriado do carnaval não será mais feriado, será um ponto facultativo. Mas creio que muitas empresas não vão abrir por se tratar de uma cultura que foi construída no município”, finaliza.

 

 

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário