(49) 9 9827.3230

TRF derruba liminar que limitava trabalho de enfermeiros

19 de outubro de 2017 - 09:20 / Comunidade Lance Notícias Saúde Xanxerê | Comentários
TRF derruba liminar que limitava trabalho de enfermeiros Foto: Divulgação Jornal da Paraíba.

A liminar que impedia enfermeiros de requisitar exames, foi derrubada nesta quarta-feira (18). O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou o recurso contra a liminar da 20ª Vara Cível do Distrito Federal, que impedia a requisição de exames por enfermeiros, prejudicando o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.

Juliana Duarte, enfermeira responsável e técnica da Secretaria de Saúde de Xanxerê, comenta que após essa decisão os trabalhos nas unidades de saúde do município devem voltar ao normal.

“Agora o atendimento volta ao normal. Ontem caiu a liminar, o nosso Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), já publicou então agora não temos mais nenhuma restrição. As atividades do Outubro Rosa estão mantidas e as atividades voltam ao normal nas unidades. Talvez não hoje, porque temos que organizar todas as agendas novamente. Mas a expectativa é que segunda-feira esteja tudo normalizado”, diz.

Ainda segundo Juliana, a volta dos atendimentos realizados pelos enfermeiros é um benefício para a comunidade. “Hoje já estamos fazendo as coletas e pedimos um pouco de calma da população até conseguirmos nos organizar novamente. Mas, nós estamos bem felizes, isso é um ganho para a saúde coletiva. Essa foi uma luta de todos, demorou um pouco, achávamos que iria cair antes, mas o importante é que conseguiram derrubar”, conclui.

A restrição imposta pela decisão liminar afetou o atendimento a milhares de pessoas, atrasando ou inviabilizando exames essenciais, inclusive pré-natais, além de interromper protocolos da Estratégia de Saúde da Família, prejudicando programas como o acompanhamento de diabéticos e hipertensos, tuberculose, hanseníase, DST/Aids, dentre outros.

Com informações Cofen

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário