(49) 9 9827.3230

UNA LGBT de Xanxerê completa um ano de atuação e realiza prestação de contas

14 de agosto de 2017 - 14:10 / Comunidade Variedades Xanxerê | Comentários
UNA LGBT de Xanxerê completa um ano de atuação e realiza prestação de contas Membros da UNA LGBT de Xanxerê. (Foto: Rafaela Forchesatto/ Lance Notícias)

Neste domingo (13), a União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (UNA LGBT) de Xanxerê completou um ano de atuação no município. Em prol disso, os líderes da UNA realizaram uma prestação de contas das atividades que foram desenvolvidas durante esse período.

Hoje a entidade conta com aproximadamente 130 filiados da região da AMAI. De acordo com Mario Harres, presidente da UNA LGBT, a principal luta da UNA é a garantia dos direitos de todos.

“Esse sentimento de luta e pertencimento, que a UNA LGBT – Xanxerê, há exato um ano, existe e persiste. Essa conquista é de cada LGBT que se sentiu acolhido por esse grupo, em seu movimento político, buscando nossos direitos como cidadãos e cidadãs, merecedores e merecedoras sim, de uma sociedade igualitária. Que sejamos frente de muitos e muitas a se libertarem. A luta é continua, nossos e nossas iguais morrem de toda maneira que se pode morrer dentro deste sistema, matam nossos diretos, velam nossos corpos, cerram nossos olhos e calam nossas vozes e nos assassinam no sentido literal”.

Durante 12 meses a entidade participou das seguintes ações:

Lançamento: 13/08/2016

1º Reunião Ampliada: 20/08/2016

Desfile Cívico: 07/09/2016

1º Cine Debate: 16/10/2016

Manifestações contra a PEC 55: 11/11/16

Lançamento da UNA LGBT no Estado de Santa Catarina: 30/12/16

1º Debate da UNA LGBT de Xanxerê: 17/12/2016

Campanha Natal Solidário: 24/12/2016

Manifestações contra a Reforma da Previdência: 15/03/17

Palavra Livre da UNA LGBT na Câmara de Vereadores: 03/04/2017

Greve Geral: 28/04/2017

2º Parada de Luta LGBT do Oeste Catarinense: 17/06/2017

Greve Geral: 30/06/2017

Reunião ampliada: 15/07/2017

Por que resistimos? Porque muitos resistiram antes de nós, porque nossa voz é um nó na garganta prestes a sair, gritando inúmeras vezes, o quanto for necessário, por igualdade. “IGUALDADE” no sentido mais explícito e abrangente de sua linguagem. Somos nossa pequena revolução de cada dia, somos a cabeça erguida sob olhares de repudio, a mão amiga, somos vidas postas a prova, sobreviventes, vertentes de um rio de resistência, somos a crença no novo, o povo em movimento. Somos a diversidade em si, a pluralidade de SER HUMANO em todas as suas formas, saindo das formas sociais. É por tudo isso, por esse sentimento de luta e pertencimento, que a UNA LGBT – Xanxerê, há exato um ano, existe e persiste. Essa conquista é de cada LGBT que se sentiu acolhido por esse grupo, em seu movimento político, buscando nossos direitos como cidadãos e cidadãs, merecedores e merecedoras sim, de uma sociedade igualitária. Que sejamos frente de muitos e muitas a se libertarem. A luta é continua, nossos e nossas iguais morrem de toda maneira que se pode morrer dentro deste sistema, matam nossos diretos, velam nossos corpos, cerram nossos olhos e calam nossas vozes e nos assassinam no sentido literal. A UNA é o coração de todos e de todas nós, que pulsa nossa existência e resistência, cada sangue que escorre é nosso. Portanto, esse um ano é apenas um bombear de um coração jovem, porém, com um pulsar constante. Nosso muitíssimo obrigado! A todos e todas que seguem conosco de mão dadas, lutando e acreditando em novo amanhã.

Texto do Adones Cruz, filial da UNA LGBT Xanxerê.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário