(49) 9 9827.3230

Vasos de flores deixados pela comunidade no cemitério de Xanxerê tem resultado em focos da dengue

8 de fevereiro de 2017 - 08:09 / Comunidade Xanxerê | Comentários
Vasos de flores deixados pela comunidade no cemitério de Xanxerê tem resultado em focos da dengue Foto: divulgação

 

A prática comum entre as pessoas, de levar flores aos túmulos de seus entes queridos no cemitério municipal de Xanxerê, já foi discutido e inclusive, o Programa de Combate à dengue orienta para que se evite levá-las com pratos em baixo dos vasos e plásticos decorativos, já que estes acumulam água. Mas, essa rotina não mudou. A situação preocupa.

Segundo a coordenadora do programa de combate à dengue, Janete Rodrigues, somente na última visita ao cemitério, as agentes encontraram oito focos do mosquito da dengue naquela localidade. O número é considerado altíssimo.

“As agentes vão uma vez por semana no local, pois não temos pessoal o suficiente para ir todos os dias. Mas, sempre que vamos encontramos os vasos de flores com plásticos ou pratinhos e sempre tem largas do mosquito da dengue. As pessoas ainda não mudaram essa prática, não pedimos que deixem de levar as flores, apenas que não deixem o plástico e o prato”, comenta.

 

Assunto levantado por vereadores

A situação do cemitério também foi levantada pelo vereador Wilson Martins dos Santos, que além de falar da questão da dengue, denuncia que não há acessibilidade no local.

 

“O matagal está tomando conta de toda a área interna do cemitério, muita sujeira que possibilita a proliferação de animais peçonhentos e mosquitos, inclusive o da dengue.  Tem muitas coisas que precisam ser feitas. São várias situações que precisam ser observadas. Dos quatros portões do cemitério apenas um dá condições melhores de acessibilidade. Sem rampas, sem guias para deficientes visuais, sem passeio na parte frontal do cemitério e muitos outros problemas que precisam ser corrigidos”, finalizou o vereador, que fez uma indicação na Câmara solicitando melhorias por parte da prefeitura.

 

Prefeitura comenta

Em contato com o setor de serviços gerais da prefeitura de Xanxerê, se obteve a informação de que o cemitério municipal conta com um guarda que trabalha orientando os visitantes e cuidando do local, mas a limpeza é de responsabilidade da empresa Continental, contratada para tal trabalho.

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário