Promoção dia dos Pais

Vereador questiona pacientes de Xanxerê realizarem exames pelo SUS em outros municípios

19 de junho de 2018 09:08 | Saúde Compartilhar no Whatsapp
Vereador questiona pacientes de Xanxerê realizarem exames pelo SUS em outros municípios Foto: divulgação

O vereador Vilson Piccoli questionou a forma como os pacientes estão sendo atendidos pelo SUS no município. Em alguns casos eles estão sendo transportados para municípios vizinhos para a realização de exames.

De acordo com a fala do vereador na tribuna, o questionamento se dá devido aos custos em volta de transportar pacientes para outros municípios, sendo que há laboratórios em Xanxerê que poderia oferecer o serviço.

“Já não é a primeira vez que algumas pessoas entram em contato para falar que precisam se deslocar para outra comunidade para fazer exames. Não estou questionando a legalidade, mas queria entender quanto o município está perdendo por mandar pessoas daqui para outras cidades. Se o custo do funcionário, da ambulância, vale a pena, se com tantos laboratórios de Xanxerê, eles não tem condições de ganhar a licitação, então a questão é fiscalizar para que haja o melhoramento”, comenta.

O LANCENOTICIAS.com.br entrou em contato com a secretária de saúde do município, Irene Goralski, que explica a situação.

“Às vezes não abre agenda aqui e temos convênio também com Ponte Serrada e lá conseguimos mais fácil agenda, às vezes até no sábado, então se tem vaga lá, mandamos para lá. Tem pessoas habilitadas aqui em Xanxerê, mas que as vezes não abrem agenda e ai precisamos encaminhar para outros lugares”, diz a secretária.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais