Vigilância fiscaliza exposição de remédios nas farmácias

1 de agosto de 2018 09:54 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vigilância fiscaliza exposição de remédios nas farmácias Foto: Divulgação

A exposição de medicamentos das farmácias ao Sol é acompanhada pela Vigilância Sanitária de Xanxerê. Quando se trata de remédios é necessário ter cuidado, já que o indicado é manter os mesmos fora da luz e em uma temperatura ideal.

De acordo com o coordenador das Vigilâncias em Saúde de Xanxerê, Mauro Narciso, uma farmacêutica da unidade faz as visitas nas farmácias do município.

“É um item da fiscalização geral que é feita pela farmacêutica responsável pela pasta dentro da Vigilância Sanitária. Então ela vai nos locais, faz todo o controle dos remédios, validade, conversa com o responsável técnico da farmácia, faz a fiscalização em geral. Com relação aos produtos, engloba tudo, como eles ficam condicionados, se tiver alguma denúncia, nós verificamos no local”, explica.

Nesta semana o Folha Regional veiculou uma denúncia de um fato que ocorreu em uma farmácia de Xanxerê, onde os produtos estavam expostos ao Sol. Nesses casos, segundo Mauro, o indicado é acionar a Vigilância Sanitária.

“Eu não vejo casos de que os medicamentos ficam ao Sol. Não é de praxe as farmácias colocarem medicamentos ao Sol. O que normalmente acontece é algum outro produto, que não sofre alterações. Mas se tiver, a nossa fiscal vai até local verificar e orientar”, conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais