Promoção dia dos Pais

Voluntários do projeto Contando e Encantando levam momentos de alegria aos pacientes no HRSP

4 de outubro de 2016 07:31 | Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Voluntários do projeto Contando e Encantando levam momentos de alegria aos pacientes no HRSP Voluntários do projeto Contando e Encantando levam momentos de alegria aos pacientes no HRSP (Foto: Divulgação)

 

Com entusiasmo, alegria e um carrinho cheio de livros e fantoches, voluntários do projeto Contando e Encantando visitam pacientes internados no Hospital Regional São Paulo e levam carinho e momentos de descontração por meio da contação de histórias. O projeto que foi criado pelo Grupo de Humanização do HRSP, visa contribuir para o bem-estar físico, mental e emocional dos pacientes.

De acordo com a Coordenadora do projeto, Laís Bossini, a contação de histórias leva carinho e ajuda a amenizar por alguns instantes, a angústia que os pacientes enfrentam no ambiente hospitalar.

“O objetivo do projeto Contando e Encantando é ofertar aos pacientes, momentos de entretenimento, descontração e alegria, por meio da contação de história. Para a instituição, o projeto é uma forma de humanizar o ambiente hospitalar, onde podemos tornar o período de internação dos nossos pacientes menos dolorosos, auxiliando até mesmo, na melhora do tratamento clínico, tornando-o mais efetivo e resolutivo”, frisa Laís.

“Participar do projeto é muito gratificante, pois dedicando um pouquinho do nosso tempo, podemos fazer o dia de algumas pessoas mais feliz – e o nosso também – nem que seja por alguns minutos. Quebramos aquela monotonia com as histórias que contamos ou que ouvimos, pois mais que histórias, levamos nossa atenção também, para aqueles que além de ouvir também desejam ser ouvidos”, destaca a voluntária do projeto, Emmanuelle Vintancourt.

A paciente Dalila de Sousa recebeu a visita dos voluntários na última sexta-feira (30). Ela destaca que além de se envolver com a história, os contadores trouxeram atenção e cuidado.

“Esse trabalho que eles realizam é muito importante e especial para nós, pacientes. Além de ser ótimos em contação de histórias, esses voluntários ajudam a aumentar a nossa autoestima e nos ajudam ainda a esquecer por alguns instantes, a dor”, ressalta.

“Adorei a visita e o trabalho desses voluntários. São pessoas que se dedicam para levar carinho e para fazer com que as horas passem mais rápidas, dentro do hospital”, finalizou a paciente Alice Moraes da Silva, de Passos Maia.

O projeto Contando e Encantado foi criado no ano de 2014 no Hospital Regional São Paulo e atualmente, conta com 35 voluntários que realizam visitas semanais, levando a contação de histórias aos pacientes internados.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais