(49) 9 9827.3230

Willamir Cavassini é eleito prefeito de Abelardo Luz

4 de setembro de 2017 - 07:41 / Comunidade região | Comentários
Willamir Cavassini é eleito prefeito de Abelardo Luz (Foto: Divulgação)

Os eleitores de Abelardo Luz, foram às urnas neste domingo (3) para eleger prefeito e vice-prefeito. Com 41,34% dos votos válidos, o equivalente a 4 mil votos, venceu Wilamir Domingos Cavassini (PSDB), com Jorge Luiz Piccinin (PP) como vice. A diplomação dos novos prefeito e vice deve ser feita em 29 de setembro na Câmara.

Concorreram nas eleições deste domingo as chapas de Celso Santin (PMDB) e Fabricio Luiz Stefani (PMDB), com 3.586 votos, Vilmar Baumgratz (PT) e Tiago Kosinski (PT), com 1.856 votos, e Altair Lavratti (PSOL) e Gilmar Fidelis de Mello (PSOL), que receberam 234 votos.

A abstenção foi de 22,73%. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), não foram registrados casos de crime eleitoral durante o pleito. Duas urnas eletrônicas tiveram problemas, mas eles foram solucionados e não houve necessidade de votação em cédula de papel.

Chapa foi indeferida

As novas eleições ocorrem pois Nerci Santin (PMDB) e Cleomar Finger (PMDB), respectivamente prefeito e o vice eleitos em 2016, tiveram os registros de candidatura indeferidos. A alegação é que, em 2010, os dois teriam uma condenação por crime contra a administração pública, por isso não poderiam ter concorrido ao pleito de 2016.

Por meio de uma medida liminar, prefeito e vice eleitos em 2016 chegaram a assumir a prefeitura de 10 de janeiro até 18 de abril desse ano. Essa decisão foi revogada e quem assumiu o executivo foi o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Sernajoto (PMDB), que deve ficar até o fim desse mês.

A eleição deste domingo foi apenas para prefeito e vice-prefeito. Os vereadores eleitos em 2016 seguem trabalhando normalmente.

Fonte: G1

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário